Autores EDUCS em destaque: saiba mais sobre Jelson Oliveira

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/04/2024 | Editado em 09/04/2024
Filósofo Jelson Oliveira, coordenador da coleção Filosofia Contemporânea

Professor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR publica pela Editora da UCS coleção Filosofia Contemporânea, que dá visibilidade às pesquisas realizadas em âmbito acadêmico

O autor Jelson Oliveira é nascido no Rio Grande do Sul, em uma pequena cidade da região missioneira chamada Giruá. No final da década de 1980, a família mudou-se para o estado de Tocantins para desbravar o cerrado. Segundo Jelson, essa foi uma experiência muito marcante, pois foi no norte do país que ele despertou para questões que hoje o ocupam teoricamente, como a ecológica.

Ele salienta que conheceu muitas pessoas que o influenciaram definitivamente do ponto de vista pessoal e intelectual, entre elas uma professora de Literatura, que abriu as portas para um mundo desconhecido e encantador que o fez começar a escrever. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR e responsável pela coleção Filosofia Contemporânea, publicada pela EDUCS.

Como começou a escrever e qual a sua formação?
Comecei a escrever poesias na época em que estava em Tocantins. Um dia mostrei para a professora de Literatura um dos meus textos e ela simplesmente me disse: “guarda isso!”. Foi um conselho enigmático: guardar por quê? Como sou rebelde, decidi continuar escrevendo, mas nunca para “enfiar nas gavetas”. Acho que o conhecimento precisa circular. É o que me faz escrever e publicar livros até hoje, teimosamente. Fiz minha graduação em Filosofia na UFPR, em Curitiba, onde moro desde 1991. Depois fiz uma especialização em Sociologia Política, mestrado e doutorado em Filosofia e dois pós-doutorados, um no Reino Unido e outro na Bélgica, cujos produtos foram publicados em forma de livros. Trabalho no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR, instituição na qual sou professor há 20 anos.

Fale um pouco sobre esse Programa de Pós-Graduação em Filosofia: como ele é organizado, qual é o seu papel no programa e qual é a importância das publicações para o programa?
O nosso PPGF atingiu, no último ciclo avaliativo da CAPES, a nota 6, que nos coloca entre os melhores da nossa área no Brasil. Isso é um feito que, certamente, atesta a seriedade do nosso trabalho e o esforço cotidiano de pesquisa, produção, ensino, orientação e todas as demais atividades que formam a vida de um Programa de Pós-Graduação. Temos atualmente três linhas de pesquisa: ontologia e epistemologia, filosofia da psicanálise e ética e filosofia política. Minhas pesquisas se enquadram nessa última linha, na qual atuo em torno de temas como o niilismo, a tecnologia e a ética ambiental (com destaque atualmente para temas como justiça climática, filosofia animal e filosofia vegetal). Nesse trabalho, as publicações formam um dos núcleos centrais: tanto os artigos quanto os livros (que têm grande valor na nossa área) são peças fundamentais, principalmente porque possibilitam a circulação do saber e, ainda mais, cumprem uma função social, que é devolver à sociedade um pouco dos investimentos que ela faz em um pesquisador. Quando publico um livro, é isso que me mobiliza.

Sobre a coleção Filosofia Contemporânea, publicada em parceria com a EDUCS, qual o objetivo e o contexto da coleção?
Essa coleção surgiu de um esforço para dar visibilidade às pesquisas que fazemos aqui na PUC-PR. O objetivo é, como eu já disse, entregar à comunidade acadêmica e ao público em geral um pouco do que fazemos aqui. Trata-se de uma série de oito livros que discutem temas contemporâneos, nos quais enfrentamos alguns dos dilemas centrais. Os livros nos ajudam a buscar as referências da história da Filosofia, mas também a pensar nos problemas que são nossos, no tempo e no lugar ao qual pertencemos.

Qual o público-alvo dessa coleção?
O primeiro público são os estudantes, pesquisadores e professores de Filosofia e áreas afins. Mas não só isso. A depender das obras em questão, elas têm um apelo bem mais amplo. Afinal, a Filosofia também tem o que dizer para o cidadão comum, interessado em seus temas, como o autoconhecimento, a orientação ética da vida ou as decisões no campo da tecnologia e da política.

Quais os resultados que vocês percebem a partir das publicações da coleção?
Os livros têm sido um importante veículo da nossa produção acadêmica e de diálogo com a sociedade. Essa coleção tem essa vocação. Alguns desses livros foram avaliados com nota máxima no último processo avaliativo da CAPES, por exemplo, o que confirma a sua qualidade acadêmica.

Como vocês escolheram a EDUCS para a publicação da coleção Filosofia Contemporânea?
A EDUCS é uma casa onde fomos muito bem acolhidos. Trata-se de uma editora cuja qualidade do trabalho é conjugada com a fraternidade do tratamento, e isso faz toda a diferença. Os livros são impecáveis, passam por processos sérios de revisão e publicação. Além disso, podemos acompanhar e opinar e nossas ideias são acolhidas e avaliadas. Acho que isso é do que um autor precisa. E é o que a EDUCS oferece.

Que contribuições a publicação junto à EDUCS traz para a sua obra?
Em todos os projetos, a equipe da EDUCS tem sido profissional, prestativa e próxima. Isso contribui para que o livro seja bem-recebido pela comunidade acadêmica e pelo público ao qual se dirige. Nesse sentido, as publicações ajudam a chamar atenção para as temáticas discutidas no âmbito das nossas pesquisas, com qualidade teórica e gráfica. Sempre fui muito bem-acolhido. Quero aproveitar para agradecer profundamente essa parceria e espero que possamos continuar resistindo. Sempre digo que é mesmo disso que se trata: resistir. Escrever e publicar um livro nos nossos dias é um ato de resistência. É muito bom saber que uma editora universitária como a EDUCS tem um compromisso com a qualidade e
com as melhores práticas editoriais.

Acesse a coleção Filosofia Contemporânea:
https://www.ucs.br/educs/colecoes/colecao-filosofia-contemporanea/