Autores EDUCS em Destaque: saiba mais sobre Nanci da Silva Teixeira Junqueira

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/10/2024 | Editado em 05/10/2024

Nanci da Silva Teixeira Junqueira nasceu em Pelotas (RS), onde já na infância despertou o gosto pelos estudos. Hoje, aos 50 anos, enfermeira e professora universitária, lança pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) o livro “Educação permanente: ferramenta estratégica na obtenção de certificação internacional em saúde”, que terá sessão de autógrafos dia 5 de outubro, às 18h, na Feira do Livro de Caxias do Sul – com a renda das vendas revertida ao Recanto da Compaixão, do projeto Mão Amiga. Na entrevista abaixo, ela conta sua trajetória.

Fale um pouco da sua formação:
Sempre entendi que através da educação teria a possibilidade de modificar positivamente a minha vida e, consequentemente, a da minha família. Tinha clareza de que a profissão na área da saúde era meu desejo. A decisão profissional decorreu ainda na adolescência, quando vivenciei o importante papel do enfermeiro devido a um grave problema de saúde da minha mãe. Em 1999 me formei em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas, e logo em seguida escolhi Caxias do Sul para desenvolver minhas atividades profissionais. Trabalhei como enfermeira assistencial em hospitais que são referência no Estado, assim como tive o privilégio de trabalhar como gerente assistencial e coordenadora de serviços de saúde. Fiz o doutorado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Foram períodos de muitas trocas, desafios e aprendizados.

Como a sua formação agrega ao trabalho como autora?
Minha formação como enfermeira, juntamente com minha vivência na assistência, gestão e ensino na graduação em Enfermagem, foi fundamental para a construção dessa obra. Essas experiências me permitiram não apenas uma compreensão prática do cuidado e da organização dos serviços de saúde, mas também uma visão crítica sobre as necessidades e os desafios enfrentados pelos profissionais na linha de frente. Essa imersão no cotidiano assistencial facilitou a escolha do objeto da minha pesquisa de doutorado, pois sempre busquei temas que tivessem impacto direto na melhoria da qualidade do cuidado e no desenvolvimento dos profissionais. A formação acadêmica me proporcionou ferramentas para investigar com rigor científico, e esse conhecimento refinado foi essencial para a estruturação da obra. A convivência com outros pesquisadores e a exposição a debates e discussões acadêmicas também enriqueceram o processo de construção do conteúdo, oferecendo novas perspectivas e ideias.

Qual o público-alvo do livro, quais os objetivos da publicação?
Eu abordo a Educação Permanente em Saúde (EPS) como uma ferramenta essencial para a qualificação contínua dos profissionais que atuam em unidades de urgência e emergência. A obra explora como a EPS pode promover uma reflexão crítica sobre as práticas profissionais, incentivando a melhoria contínua e a integração de equipes interprofissionais para alcançar um cuidado mais humanizado e centrado no paciente. O público-alvo inclui profissionais da saúde que atuam em áreas assistenciais, gestores hospitalares, docentes e pesquisadores da área de enfermagem e saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação interessados em compreender as dinâmicas da Educação Permanente em cenários de alta complexidade, como a urgência e emergência. A publicação visa, portanto, contribuir para a melhoria do cuidado prestado aos pacientes, estimulando a reflexão sobre as práticas assistenciais e fortalecendo a cultura de Educação Permanente dentro das instituições de saúde.

Qual a contribuição da EDUCS em relação à publicação do livro?
A publicação da minha tese pela EDUCS traz diversas contribuições valiosas, tanto para a disseminação do trabalho como para o impacto que ele pode gerar na área de saúde. Sendo uma editora vinculada à UCS, oferece um selo de qualidade acadêmica, o que reforça a credibilidade e a seriedade do trabalho, principalmente no meio científico. Com a ampliação do alcance, a publicação pela EDUCS permite que a minha pesquisa alcance um público mais amplo, incluindo acadêmicos, profissionais de saúde e gestores hospitalares, ampliando a visibilidade do tema e suas contribuições para a Educação Permanente em Saúde. Desde o início fui recebida pela EDUCS com profissionalismo e acolhimento. O suporte oferecido pela equipe foi excepcional em todas as etapas do processo.