Campus 8 recebe a exposição Nó, Joias da Imigração II, de Cesar Cony

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/08/2024 | Editado em 01/08/2024

A partir de intervenção artística em nós de pinho, joalheiro e escultor homenageia a colonização italiana no Estado

O hall inferior do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul recebe a partir do dia 6 de agosto a exposição Nó, Joias da Imigração II, do joalheiro e escultor Cesar Cony. A abertura ocorre a partir das 19h30min, para convidados, e a mostra segue para visitação pública até 16 de agosto.

Em sua segunda edição, o projeto apresenta uma série de esculturas que têm como suporte os nós de pinho, galhos embutidos nos pinheiros típicos da Serra Gaúcha. O artista realiza uma intervenção escultórica nesses objetos utilizando metais, pedras preciosas e cristais. O diálogo estabelecido entre a escultura e a joalheria eleva-os à condição de obra de arte, promovendo, dessa forma, uma interface entre as artes visuais e o patrimônio. “Esses segmentos da araucária, utilizados tanto para aquecimento e produção de energia quanto para a confecção de objetos de artesanato pelos imigrantes italianos, estão cada vez mais escassos na natureza. Nesse sentido, são o ponto de partida para a produção de esculturas que contam uma história”, argumenta o escultor.

Cony, já conhecido professor de cursos de extensão da UCS sobre joalheria autoral, diz que a proposta da exposição está alicerçada em uma das suas atuais linhas de pesquisa, que se utiliza de elementos e objetos empregados pelos descendentes dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul (RS), especialmente os que colonizaram a Encosta Superior do Nordeste. Com as peças, o artista pretende estimular o desenvolvimento das artes e da cultura na região e contribuir para a preservação da memória da cultura italiana no Estado. A mostra foi contemplada pelo edital Pracultura, da Prefeitura Municipal de Antônio Prado.

Sobre o artista
O joalheiro e escultor porto-alegrense Cesar Cony é um dos precursores da joalheria autoral no Estado e um dos fundadores do Brique da Redenção, em Porto Alegre. Em 1995, criou a Escola Gaúcha de Joalheria, primeira com foco na formação integral dos alunos. Há mais de quatro décadas dedica-se à produção, pesquisa e ensino da joalheria autoral. Desde 2022, ministra o curso Joalheria Autoral no Campus 8 da UCS – a quarta edição inicia dia 4 de setembro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site ucs.br.

Serviço
O quê: Exposição Nó, Joias da Imigração II, de Cesar Cony
Quando: de 7 a 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Onde: Hall inferior do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (RS 122, Km 69)
Quanto: entrada franca
*Visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289.9000

Fotos: Cesar Cony