CETEC Fundamental ganha novas instalações no Bloco J

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/04/2023 | Editado em 28/04/2023

Novas salas ocupam todo o terceiro piso do Bloco J. Ampliação da estrutura visa expansão da oferta de ensino para o 5º ano a partir de 2024

Com a inauguração de novas instalações, no dia 25 de abril, o CETEC Fundamental, originalmente instalado no Bloco I, passou a ocupar todo o terceiro piso do Bloco J, que já abrigava dez salas de aula da instituição de ensino. Os novos espaços consistem em ambientes de atendimento educacional especializado, orientação educacional, dança e atividades físicas, e música e teatro.

A escola de tempo e ensino integral proporciona aos estudantes, do 6º ao 9º ano, diferentes situações de aprendizagem que os levam a experimentar e compreender fenômenos das diversas áreas do conhecimento de forma teórica e prática.

Para a diretora do CETEC Fundamental, Ana Cristina Possapp Cesa, a ampliação, um ano após abrir as portas, é demonstrativo de que a sociedade caxiense entendeu e acolheu a proposta inovadora no Ensino Fundamental. “Com essas novas salas temáticas, bem como laboratórios e salas de aula, teremos condição de atender ao fundamental II e aumentar a oferta para o 5º ano, a partir de 2024”, celebra.

Em referência à ampliação do CETEC Fundamental, entre tantas realizações da UCS enumeradas, o reitor, professor Gelson Leonardo Rech, afirmou que “a Universidade nasceu para desenvolver a região e há 56 anos nós estamos acertando o passo, estamos honrando aquelas pessoas que vieram antes de nós e que pensaram a educação e o conhecimento como indutores do desenvolvimento”.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, dedicou palavras de agradecimento aos envolvidos no projeto. Ao desejar vida longa ao CETEC, reforçou o compromisso de seguir aprimorando os instrumentos e ferramentas da escola. “Isso demonstra também a importância que o CETEC vai assumindo, cada dia revelando maiores horizontes”, afirmou.

CETEC Fundamental

O descerramento da placa que marcou a inauguração das novas instalações foi conduzido pelo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, pelo presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, pela diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, e representando os estudantes, os alunos Guilherme Marcos Casara (6º ano), Miguel Bordin Benatto (7º ano) e Pietro Cardoso Zimmermann (8º ano).

Mantido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, o CETEC Fundamental foi inaugurado no início de 2022 com uma proposta inovadora e exclusiva no ensino para estudantes do 6º ao 9º ano.

A escola possibilita aos estudantes a apropriação e a transformação dos conhecimentos, no processo de formação de cidadãos comprometidos com o seu tempo e com a construção de uma sociedade mais justa, por meio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, vinculando a educação escolar às práticas sociais.

“Nossos estudantes concluirão seus estudos de graduação daqui a nove ou doze anos, ou seja, em 2035. Portanto, as habilidades e competências que serão exigidas desses jovens são bastante diversas das que foram pensadas em anos anteriores”, aponta a diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, destacando que a escola oferece um ensino personalizado, para que cada aluno percorra a sua própria trilha formativa e desenvolva, de forma integral, habilidades nas áreas de linguagens, ciências exatas, humanas e artes.
De acordo com a coordenadora do CETEC Fundamental, professora Andréia Michelon Gobbi, a escola trabalha com projetos interdisciplinares apoiados em metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa e significativa.

Além disso, a autonomia com responsabilidade faz parte dos princípios da instituição de ensino, que também se preocupa com as questões ambientais, sociais e científicas. “Ao receber as pessoas para conhecer a escola sentimos o encantamento com a proposta pedagógica e a confiança que a comunidade tem no CETEC. Estamos muito felizes com o sucesso”, conta Andréia.

Saiba mais sobre o CETEC.

Fotos: Bruno Zulian