CETEC promove evento de jogos de tabuleiro e tango ao Shopping Villagio Caxias

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/10/2024 | Editado em 04/10/2024

Programação ocorre neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de outubro, das 14h às 18h, em frente à Livraria Leitura

O CETEC, escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), promove no Shopping Villagio Caxias neste fim de semana o Meeple Con, evento para difundir a cultura dos jogos de tabuleiro modernos. A programação ocorre no sábado e domingo, dias 5 e 6 de outubro, das 14h às 18h, em frente à livraria Leitura.

No mesmo período, os estudantes das atividades complementares de dança e música também se apresentarão no shopping, inclusive com tango, uma tradição nos quase 30 anos da escola.

Ao longo dos dois dias de evento, serão disponibilizadas dezenas de opções de jogos das mais variadas modalidades e níveis, além dos professores e monitores atuando nas explicações das regras dos jogos. Enquanto rola a diversão offline nas mesas do Meeple Con, estudantes do CETEC ocuparão os corredores demonstrando a coreografia de Libertango com execução ao vivo da clássica música do compositor argentino Astor Piazzolla.

O que é o Meeple Con?

Um meeple é uma peça usada em jogos de tabuleiro para representar um jogador. Vem da expressão em inglês my people, ou seja, significa que é a representação da posição da pessoa no tabuleiro. É por isso que o encontro do CETEC se chama Meeple Con, para reunir os fãs e interessados em conhecer os board games.

A intenção de promover o Meeple Con é difundir a cultura da diversão offline em Caxias do Sul e região, e ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo CETEC desde 2018.

A escola inaugurou a Ludoteca com os board games naquele ano e, atualmente, ela é oferecida como uma atividade complementar que ocorre às sextas-feiras, das 13h30min às 17h, para os alunos do Ensino Médio.

Com a criação do evento aos sábados, a intenção foi estender os benefícios da prática de jogos de tabuleiro para o público externo. Esta é a terceira vez neste ano que o evento mensal é realizado fora da escola para ampliar ainda mais o alcance desta prática analógica que tem como objetivo também o de deixar de lado o celular para se conectar com o raciocínio lógico e o convívio social.

“Ou seja, muito mais do que uma diversão offline, os board games reforçam o aprendizado”, destaca o professor Gustavo Siqueira, que coordena a Ludodeca juntamente com os professores Lucas Fogaça e Lucas Furstenau de Oliveira.

As atividades complementares culturais do CETEC

Na ação que vai ocorrer no shopping neste fim de semana estarão presentes também os alunos das atividades complementares, oferecidas às sextas-feiras à tarde no CETEC, como dança, canto e música. Além disso, os alunos também podem optar por outras atividades opcionais, como teatro, desenho e pintura, ateliê literário e cinema.