Código de Conduta Ética norteia ações na Fundação Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/08/2024 | Editado em 16/08/2024
Presidente da FUCS, bispo Dom José Gislon

Manual visa à manutenção de um ambiente de valorização, respeito e crescimento às pessoas que formam e se relacionam com a instituição comunitária

Ferramenta agregadora à cultura organizacional, o Código de Conduta Ética da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), materializado em publicação de acesso digital, foi lançado na quinta-feira, 15 de agosto, em encontro com os gestores institucionais da Universidade de Caxias do Sul, do Hospital Geral, da UCSfm e do CETEC. A proposta é contribuir aos que formam a entidade norteando condutas pautadas no respeito ao patrimônio moral e material e na manutenção de ambientes que promovam valorização, respeito e crescimento. Fundamentado em valores de convivência e trabalho saudável, íntegro, respeitoso e seguro, o conteúdo reúne temas como segurança das informações, zelo pelas boas práticas e normas de segurança do trabalho.

Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech

“Evidencia-se, na sociedade, a necessidade de uma nova mentalidade no relacionamento com as pessoas”, considerou o presidente da FUCS, bispo Dom José Gislon, pontuando a responsabilidade das lideranças ao respaldar os indivíduos em sua dignidade. No que se destaca a relevância do Código como instrumento para contribuir ao zelo em todas as instâncias institucionais. “Um clima de segurança tem, acima de tudo, a valorização das pessoas pelo que são. A dignidade deve ser respeitada em todos os ambientes”, reforçou, congregando para um crescimento conjunto rumo a um mundo melhor.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, conduziu reflexões sobre a moral, traduzida nos costumes, práticas e princípios, e a ética, que envolve o caráter e a reflexão crítica sobre a moral. Enraizados à história institucional, os conceitos compõem o conteúdo de uma disciplina presente em todos os cursos de graduação da UCS, desde sua origem. O Código registra, desta forma, as normas explícitas, “regras que aprovamos como de boa conduta para este grupo, ajudando a discernir sobre o que é bom, louvável e o seu oposto. Que trilhemos os caminhos de uma conduta saudável”, desejou.

CEO da Fundação, Germano Schwartz

O Código de Conduta Ética orienta a tomada de decisão em diferentes temas no contexto da Fundação, entidade beneficente de assistência social, comunitária, sem fins lucrativos e filantrópica, que tem natureza jurídica peculiar e promove decisões colegiadas. “É uma coletânea de práticas e condutas que já vêm sendo realizadas”, explicou o CEO da Fundação, Germano Schwartz. O projeto, conduzido por várias mãos, considera temas conectados ao avanço social em uma “proposta de contribuir à transparência e à valorização das pessoas, unidas para os fins comuns da Fundação”.

Procurador jurídico da FUCS, Maurício Salomoni Gravina

No encontro com os gestores, a apresentação do conteúdo ficou a cargo do procurador jurídico da FUCS, Maurício Salomoni Gravina. “É um Código que vem sendo escrito há muitos anos não só pela palavra, mas pela prática, já que formamos uma instituição em que são sedimentados valores há quase 60 anos. O manual nasceu para orientar e entusiasmar as boas práticas”, resumiu.

Fotos: Bruno Zulian