Darcy Ribeiro Pinto Filho é o novo diretor de Ensino do Hospital Geral

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/07/2022 | Editado em 05/07/2022

Médico e professor da UCS substitui no cargo o colega André Borba Reiriz, que desempenhou a função por seis anos

Foi designado nesta sexta-feira, 1º de julho, o novo diretor de Ensino do Hospital Geral de Caxias do Sul, o doutor em Ciências Pneumológicas, especialista em Cirurgia Torácica e Geral, e professor da UCS, Darcy Ribeiro Pinto Filho. Ele substitui na função o doutor em Ciências Médicas, especialista em Oncologia Clínica/Cancerologia e Medicina Interna e professor da UCS, André Borba Reiriz, que exercia o cargo desde 2016. A solenidade de entrega da portaria de designação foi realizada no auditório do HG e também marcou o agradecimento à dedicação do profissional que deixa a diretoria de Ensino, com a presença de autoridades acadêmicas, médicas e integrantes do corpo funcional do Hospital.

Corpo diretivo do HG: diretor técnico, Alexandre Gonçalves Avino, diretor de Ensino, Darcy Ribeiro Pinto Filho, diretor-geral, Sandro Junqueira, e diretor do corpo clínico, Gustavo Torre.

Darcy, que no HG já integrava a coordenação, na área Médica, do Serviço de Cirurgia e do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, passa a integrar o corpo diretivo do Hospital, também composto pelo diretor-geral, Sandro Junqueira, pelo diretor técnico, Alexandre Gonçalves Avino, e pelo diretor do corpo clínico, Gustavo Torre.

Entre as incumbências do diretor de ensino está a representação da Instituição, na coordenação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de facilitar e organizar as atividades de estágios dos cursos de graduação das áreas da Saúde e de Ciências Humanas da UCS e de outras instituições de ensino. O profissional é responsável pelos serviços de residência médica do Hospital Geral e pelo Conselho Editorial e Científico, no âmbito dos projetos de pesquisa.

Ao profissional que desempenha o cargo, estende-se a tarefa de cumprir a política de qualidade, na prestação de assistência à saúde, através de serviços médico-hospitalares, integrados ao Ensino e à Pesquisa, com eficiência técnica e operacional, humanismo e qualidade, no atendimento e segurança do paciente. Ainda, realizar, de forma adequada, a gestão de recursos e de riscos, com foco nas necessidades de saúde da região atendida, na melhoria contínua de processos e na constante atualização tecnológica e profissional, na busca da plena satisfação dos envolvidos.

Darcy Ribeiro Pinto Filho – doutor e mestre em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS, graduado em Medicina pela UCS com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica. Professor titular da UCS e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Geral. Foi presidente fundador da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. É membro titular da cadeira 56 da Academia Sul-Riograndense de Medicina, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Entre seus temas de interesse estão Cirurgia do Câncer de Pulmão, Recuperação Funcional Pulmonar, Doenças da Pleura e do Mediastino e Ensino Médico.

Solenidade

Presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, diretor do corpo clínico do HG, Gustavo Torre, ex-diretor de Ensino do HG, André Borba Reiriz, reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, novo diretor de Ensino do Hospital Geral, Darcy Ribeiro Pinto Filho, diretor técnico Alexandre Gonçalves Avino, coordenadora do Programa de Educação Permanente do HG, Regina Helena Medeiros, vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, e diretor-geral do HG, Sandro Junqueira.

Na despedida da função, André Borba Reiriz salientou a gratidão que resume sua trajetória na mediação do ensino e na prospecção de soluções junto ao HG. “Agradeço pela escolta ativa na direção e pelo corpo clínico engajado na missão do ensino em um hospital 100% SUS”. Aos presentes, ele afirmou a sensação de ter trilhado um caminho absolutamente promissor, que seguirá ecoando e aprimorado a partir do sucessor Darcy. O médico e docente diz seguir a postos para o que puder colaborar.

O novo diretor de Ensino, médico Darcy Ribeiro Pinto Filho, afirmou emoção por estar no HG no contexto em que se encontra atualmente, agregando uma visão histórica do avanço alcançado e da atuação dos seus antecessores na diretoria de ensino: Celso Piccoli Coelho, Petrônio Fagundes de Oliveira Filho e André Borba Reiriz. “A ideia é que façamos cada vez mais pelo ensino dentro dessa instituição, que foi a razão principal de a Universidade de Caxias do Sul ter abraçado essa causa”. “O cerne, o DNA desse Hospital é o ensino, baseado em uma assistência competente, vinculada a todas as gestões e processos, à prefeitura, aos governos estadual e federal. Essencialmente é um Hospital de ensino”, afirmou, com perspectivas de contribuir com propostas de solução e crescimento.

O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, também reforçou o vínculo da instituição com a educação. “O Hospital Geral não seria o que é se não fosse o ensino: é o que nos impulsiona, desafia, e também um ponto de equilíbrio econômico-financeiro”. O diretor lembrou que as grandes tomadas de decisão no HG ocorrem em conjunto, em uma direção unida e coesa, favorecida pelas relações de trabalho como a estabelecida por André. Junqueira ainda agradeceu Darcy por ter aceito o desafio.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, valorizou a importância da qualificação dos alunos e dos cursos para cumprir a missão institucional e a visão de ser a melhor universidade comunitária do RS, o que se dá a partir de ambientes como o Hospital Geral. Dos 14 cursos da área de Ciências da Vida, 12 se utilizam diretamente do HG, além de cursos de outras áreas, como Psicologia, Serviço Social e até as Engenharias. “Desde o momento da fundação do HG ele tem sido um campo especial para a educação dos nossos estudantes”, referendado como Hospital de Ensino no final de 2004, reconhecido pelos Ministérios da Saúde e Educação. “Em nome da comunidade acadêmica, quero agradecer à direção do HG por garantir o processo formativo de milhares de estudantes em seus 24 anos”, em um percurso no qual assistência e educação aperfeiçoam um ao outro. Pela atuação esmerada, agradeceu ao professor André e reconheceu a trajetória e os atributos de Darcy para a tarefa que lhe foi atribuída em consenso.

Também evidenciando os perfis pessoais e profissionais de Reiriz e de Darcy, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, classificou positivamente a forma com que Universidade e Hospital têm se relacionado, “em benefício das nossas instituições”.

Fotos: Bruno Zulian