Docentes e egressos do curso de Tecnologia em Produção Moveleira da UCS se unem para estabelecer data alusiva à profissão

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/07/2022 | Editado em 28/07/2022

O dia 29 de julho foi escolhido para celebrar o Tecnólogo em Produção Moveleira; data recorda portaria do Ministério da Educação que oficializou graduação na Universidade, em Bento Gonçalves

Os profissionais egressos de Tecnologia em Produção Moveleira, com turmas formadas na UCS Bento Gonçalves, uniram-se para formalizar a instituição do Dia do Tecnólogo em Produção Moveleira. Em votação realizada com egressos e professores da graduação, os participantes optaram pela data de 29 de julho para a celebração alusiva ao profissional da área. A escolha se deu porque nesse mesmo dia, em 1998, entrou em vigor a portaria 794, do Ministério da Educação e do Desporto que reconheceu o curso.

A graduação em Tecnologia em Produção Moveleira da Universidade de Caxias do Sul iniciou em 1994, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos. O objetivo era ampliar os domínios científicos e tecnológicos para profissionais interessados na área moveleira, setor de grande representatividade em Bento Gonçalves. 

Foram graduados pela UCS, durante a oferta, 220 profissionais tecnólogos em Produção Moveleira. A Universidade, à época da criação do primeiro curso da área no país, contou com as parcerias de SINDIMÓVEIS, MOVERGS e SENAI/CETEMO (hoje, ITS – Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário). 

A iniciativa pela criação de uma data para os Tecnólogos em Produção Moveleira foi encabeçada por Adelgides Stefenon, Renato Bernardi e Renato Hansen, que atuaram como docentes do curso. Stefenon e Hansen chegaram, inclusive, a coordenar a graduação. Aliados aos egressos, eles pretendem avançar em iniciativas que efetivem a data como alusiva ao profissional do setor moveleiro, o primeiro em nível universitário em todo segmento da indústria nacional e também para lembrar dos esforços realizados para tornar o curso uma realidade.

Foto: Paula Larentis