EDUCS lança sete novos e-books, em diferentes áreas do conhecimento

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/05/2023 | Editado em 31/05/2023

Livros podem ser baixados gratuitamente e contemplam temas variados e atuais

A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) lançou recentemente sete novos e-books, com possibilidade de download gratuito (confira links abaixo). Seguem os livros como uma boa sugestão de leitura:

Memórias dos 10 anos do curso de biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Organizado por João Paulo Borges da Silveira
Resumo: “O trabalho que se constitui em relatos pessoais me remeteu à metáfora dos fios de memórias que, ao entrelaçarem-se, tornam-se uma memória única, como uma colcha que podemos chamar de Biblioteconomia UCS, que só é o que é pelas pessoas que aqui estão e estiveram. Em cada fio há uma trajetória com memórias do que se passou nestes 10 anos. Estas memórias constituem uma colcha forte e resistente, cheia de fios que a sustentam, fortalecem e fornecem energia para a continuidade e o enfrentamento dos desafios do passado e do futuro, mas também uma colcha colorida e aconchegante que aquece quem nela se envolve. Nosso curso não é feito tão somente de números, seja de anos em atividade, de egressos/as ou mesmo de matrículas ativas em cada semestre; é feito de sonhos de quem acreditou na Biblioteconomia UCS e no seu projeto pioneiro, ambicioso e corajoso de inaugurar o primeiro curso na modalidade de Educação a Distância do Brasil”.

Download: https://www.ucs.br/educs/livro/memorias-dos-10-anos-do-curso-de-biblioteconomia-da-universidade-de-caxias-do-sul-ucs/

O filósofo e a Felicidade: o ideal ético do aristotelismo radical, de Idalgo José SangalliResumo: “O traço mais geral e comum presente tanto na concepção ética de Aristóteles, quanto na de Agostinho e, posteriormente, assumido por Tomás de Aquino e pelos chamados filósofos “averroístas”, é o fato de o homem natural e consciente desejar e buscar o seu fim (télos), o seu finis bonorum. Isto é, pelo árduo caminho do agir virtuoso racional, o homem visa a alcançar o alvo, a realizar o desejo racional de perfeição do intelecto ou da alma, com ou sem o corpo. Todos os homens buscam realizar o seu fim, apetecendo, desejando, ansiando naturalmente o bem e evitando o mal. No fim último está o bem maior, o melhor dos bens, entendido no sentido de felicidade (eudaimonia) humana para Aristóteles, realizável nesta vida, ou no sentido de beatitude sobre-humana para os cristãos, realizável na outra vida”.

Download: https://www.ucs.br/educs/livro/o-filosofo-e-a-felicidade-o-ideal-etico-do-aristotelismo-radical/

 

Patrimônio construído: valores de conservação, diagnóstico e intervenção – Organizadores: Débora Corso Brand, Larissa Guerra, Rafael Susin Baumann, Sandra Maria Favaro Barella

Resumo: “Ao apresentar esta publicação, que tem como objeto registrar a síntese dos exercícios executados na segunda edição do curso de Especialização em Conservação Arquitetônica – Diagnóstico e Intervenção da Universidade de Caxias do Sul, eu gostaria de recuperar dois dos temas significativos aqui abordados: autenticidade e ética. Muito se tratou sobre esses temas ao longo das aulas, pelos diferentes professores que compartilharam conhecimentos e experiências. Muitas experiências, teóricas e práticas. Experiências profissionais. De um lado, a ênfase na importância de se reconhecer a materialidade original, considerada autêntica, a que representa um documento e tem atributos para motivar esse tipo de trabalho especializado bem como potencial para contribuir com que suas peculiaridades consideradas essenciais também estejam disponíveis, com protagonismo, nas próximas gerações. De outro, o duplo papel do profissional envolvido na busca por sua preservação: o de guardião e o de arquiteto, para projetar e viabilizar continuidade, com funcionalidade e relevância, a cada etapa da trajetória”.
Download: https://www.ucs.br/educs/livro/patrimonio-construido-valores-de-conservacao-diagnostico-e-intervencao/

V Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais – SILLPRO: vozes do sul global : resumos e artigos – Organizadores: Márcio Miranda Alves, Ronaldo Velho Bueno
Resumo: “O Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (SILLPRO) realizou a sua quinta edição em 2022. Em seu histórico, o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sempre teve como objetivo promover o debate acadêmico multidisciplinar, respeitando as diferentes formas de expressão artística e pensamento crítico. O V SILLPRO teve como tema “Vozes do Sul Global”. A ideia foi propiciar o diálogo entre pesquisadores e público em geral, especialmente do campo de estudos da Literatura, da Linguística e de áreas afins, com uma proposta que contemplasse a atualidade dos estudos questionadores da exaustão do modelo racional moderno. Essas perspectivas do saber contemporâneo, sensíveis às complexidades de um mundo em constante transformação, exaltam as reflexões ancoradas em experiências de resistência política e cultural oriundas do Sul e pautaram os simpósios temáticos, as mesas-redondas e as conferências do evento. Ainda mantido à margem pelo legado da ideologia colonial, o Sul Global eleva suas vozes para reivindicar novas formas de relacionamento intercultural que sejam cada vez mais distantes da desigualdade e do preconceito, e o SILLPRO procurou contribuir para esse movimento.”
Download:
https://www.ucs.br/educs/livro/v-seminario-internacional-de-lingua-literatura-e-processos-culturais-sillpro-vozes-do-sul-global-resumos/

 

O comum e os commons latino-americanos: perspectivas e encontros possíveis – Organizadores: Antonio Carlos Wolkmer, Márcio de Souza Bernardes, Maria de Fátima S. Wolkmer
Resumo: “Esta coletânea de textos, que ora se apresenta, resulta de dois congressos realizados pela Rede do Comum. Esta rede foi formada, inicialmente, pelos pesquisadores Dr. Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira, Dra. Maria de Fátima Schumacher Wolkmer, Dr. Gustavo Borges, Dr. Márcio de Souza Bernardes e Dr. Antonio Carlos Wolkmer, tendo como propósito inicial aprofundar os estudos e verificar as possibilidades práticas do Comum, que emerge como um dos temas centrais nas discussões políticas, jurídicas, econômicas e sociais contemporâneas. Ao longo do tempo de sua existência, e pelo contato com outros pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados ao tema, foram realizados dois congressos internacionais: o I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2019, e o II Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2020. Este último no formato virtual, em razão das restrições decorrentes da emergência sanitária por conta da pandemia Covid-19”.
Download: https://www.ucs.br/educs/livro/o-comum-e-os-commons-latino-americanos-perspectivas-e-encontros-possiveis/

Educação e pandemia(s)/”Pós-pandemia(s)” – Organizadores: Eliana Rela, Geraldo Antonio da Rosa, Nilda Stecanela
Resumo: “Prezados leitores, prezadas leitoras! É com alegria que abrimos esta publicação e disponibilizamos um conjunto de experiências narradas por meio de cartas pedagógicas! A partir da chamada “Educação & Pandemia(s), Pós-Pandemias: territorialidades nos saberes e produção de sentidos”, os autores que colaboram neste livro se mobilizaram para narrar o cotidiano vivido e percebido nas suas experiências no contexto pandêmico. São narrativas de vida, prenhes de sentidos potencializados pelo gênero textual carta. Também são narrativas conceituais que congregam imersões conceituais e de consciência crítica e política. Ademais, reverberam a premissa de que a Educação é um ato político, consoante ao que nos alerta Paulo Freire.

Download: https://www.ucs.br/educs/livro/educacao-e-pandemiaspos-pandemias/