EDUCS lançou seis livros no mês de junho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/07/2023 | Editado em 17/07/2023

Novos títulos, entre obras impressas e e-book, configuram opções para leitura durante as férias de inverno

A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) lançou, neste mês de junho, seis novos títulos, entre impressos e e-book. Os livros configuram opções de leitura para o período de férias de inverno, confira as sinopses e clique nos títulos para saber mais.

E-book Ciência para Ler na Escola, organizado por Bárbara Roncen, Fernanda Pessi e Guilherme B. Guzzo e Julia Dani

“Uma das grandes belezas da ciência – bem como do ensino de ciências – é a quantidade e a ubiquidade do que chamamos de seus produtos – desde as ideias interessantes que hão de ser tiradas do papel até as hipóteses e teorias que decifram e explicam o mundo ao nosso redor, e, finalmente, as criações e invenções próprias do empreendimento científico: celulares, vacinas, aviões, trens, submarinos, estações espaciais e telescópios, que enxergam os primórdios do Universo em que vivemos. Como encaixar e transmitir, porém, tamanha riqueza dentro de um ano letivo? Para responder a essa pergunta, recordo-me de uma entrevista guiada pelo professor Guilherme Guzzo – um dos idealizadores desta obra – com o filósofo e escritor canadense Christopher Dicarlo. Ambos realçam o modo como educadores e educadoras são agraciados e agraciadas com um dos prestígios da Ciência: sua característica de ser, por si só, suficientemente fascinante.”

Áreas de Preservação Permanentes em Área Urbana Consolidada, de autoria de Eduardo Echevenguá Barcellos

“Historicamente as Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens dos cursos da água, em zona urbana, foram ocupadas por meio do processo de urbanização, e ainda hoje ocorrem ocupações irregulares, o que gera conflitos e processos judiciais que poderiam ser evitados com a difusão de conhecimento acerca do tema e a atuação responsável dos legisladores municipais e do poder executivo municipal, colaborando com informações adequadas e educação ambiental da população. Sabe-se que a presença de atributos ambientais em determinada área não impede sua alienação, apenas impõe limites de uso ao possuidor e/ou proprietário. Porém, a falta de conhecimento da população faz com que cresça a insegurança jurídica daquele que de boa-fé adquire o bem e desconhece os limites legais impostos. Além disso, traz à tona a discussão de um aparente conflito entre dois direitos constitucionais, o direito à moradia e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Muitos questionamentos podem surgir a partir disso. Por que não posso utilizar a minha propriedade na sua plenitude? Onde está o meu direito à moradia? Qual a segurança jurídica na manutenção da construção realizada em APP? Poderia a administração municipal legislar reduzindo essas áreas, favorecendo a permanência ou novas construções? Enfim, esses e outros questionamentos podem surgir na leitura deste livro, escrito por meio de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem dialético e métodos de procedimento histórico e monográfico. A coleta de dados se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental e os resultados são apresentados de modo descritivo e interpretativo.”

Gatos pelados x galinhas gordas, escrito por Giana Lange do Amaral
“A tese e sua atualidade residem na centralidade do olhar da pesquisadora na participação discente, analisando as diferenças ideológicas e educacionais existentes nas duas instituições escolares mais antigas, e ainda em funcionamento, na cidade de Pelotas/RS: o Colégio Gonzaga (Galinhas Gordas), de ensino católico, e o Colégio Pelotense (Gatos Pelados), de ensino laico, criado pela Maçonaria. O clima de disputa ideológica entre a Igreja Católica e a Maçonaria em Pelotas, e também no Brasil, a partir de 1930, transferiu-se de forma peculiar para os estudantes até os anos 1960, período abarcado pela pesquisa.”

Filosofia e o Mundo da Vida, organizado por Everaldo Cescon e Idalgo José Sangalli
“Obra coletiva em comemoração aos 60 anos de existência do Curso de Filosofia da UCS, que reúne contribuições de egressos, de ex-professores, de professores e de pesquisadores do curso de Filosofia (bacharelado e licenciatura). Traz relatos e reflexões sobre a importância da Filosofia para a constituição e missão da UCS na comunidade regional, para a formação de pessoas com espírito crítico e humanista, para desempenhar com excelência as funções profissionais, nos diferentes âmbitos de atuação dos egressos e, por fim, para a educação democrática da sociedade.”

Por que Somos Poucas? Mulheres Eleitas a Mandatos Públicos, de autoria de Marisa Formolo Dalla Vecchia
“A luta pelo reconhecimento de direitos é também um fator de justiça (Nancy Fraser), e tem acompanhado minha vida pessoal e profissional desde a infância, quando não tinha o conceito, mas percebia que estava inadequado e até injusto viver com tanta diferença nas condições de vida cotidiana, quer por questões materiais ou de gênero, de religião, de participação na sociedade. Aos poucos, fui absorvendo uma clareza maior dessa situação e lutando para superar a invisibilidade e a exclusão de conhecimento. Uma luta intrínseca à luta pelo significado da vida. Reconhecer é, pois, uma ação do “existir”, do “ser-al”, segundo o filósofo alemão Martin Heidegger, “um ser-no mundo”. E é nessa contextualização que produzi esta tese com foco nas mulheres na política que chega às suas mãos, agora, por meio deste livro. Os teóricos que me ajudaram a criar argumentos são vários. Destaco Nancy Fraser, Axel Honneth, Paul Ricoeur, Bernard Lahire, Hannah Arendt e Paulo Freire. Mesmo lutando pelo reconhecimento, tive e tenho dificuldades de produzir uma narrativa que seja humilde e compreendida como tal, pois a ciência é, predominantemente, como a sociedade, machista, patriarcal e excludente em relação aos mais empobrecidos, às mulheres, às negras e aos negros, aos idosos e às idosas.”

Trilhas da Inovação Pedagógica: Experiências com Projetos na Rede Pública Municipal de Nova Prata-RS, organizado por Julsemina Zilli Polesello e Sandro de Castro Pitano
“Esta obra foi composta por textos oriundos da atuação inovadora de docentes que integram a Rede Pública Municipal de Educação de Nova Prata/RS. As experiências aqui reunidas foram identificadas por meio da pesquisa intitulada “Implantação da pedagogia de projetos no ensino fundamental: desafios, limites e possibilidades para a inovação pedagógica em tempos de pandemia”, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A compreensão de inovação que permeou a elaboração da pesquisa, cujo livro é resultado, considera que a melhoria ou a mudança nas práticas pedagógicas existentes é condição para qualificar as aprendizagens e obter resultados mais satisfatórios na Educação ofertada. A inovação é parte intrínseca de uma sociedade em constante transformação, por isso os currículos devem refletir as curiosidades e as necessidades dos alunos, bem como os conhecimentos desenvolvidos na escola precisam ter sentido, significado e aplicabilidade em diferentes situações do cotidiano. Considera-se, também, que todo o movimento provocado pela busca consciente de alternativas em relação a princípios e/ou processos considerados esgotados se configura como desafio de transformação.”