Em primeira edição presencial após pandemia, Encontro de Jovens Pesquisadores teve apresentação de trabalhos, palestra e premiação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/10/2022 | Editado em 16/01/2024

Evento contou com grupos de trabalho para compartilhamento das pesquisas desenvolvidas na UCS, encontro com Isaac Schrarstzhaupt e reconhecimento dos melhores estudos

Após dois anos realizado de forma on-line, em função das medidas de distanciamento social devido à Covid-19, o Encontro de Jovens Pesquisadores retornou aos corredores e às salas da Universidade em sua trigésima edição. O evento foi realizado na quarta-feira, dia 5 de outubro, paralelo à XII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, que visa destacar os projetos dos estudantes no segmento.

Com apresentação de trabalhos, palestra e entrega de premiação, o encontro reuniu diversos estudantes, da graduação e do Ensino Médio, envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica. Juntamente com os respectivos orientadores, os acadêmicos apresentaram os resultados das pesquisas realizadas.

O evento, um dos mais importantes para a pesquisa acadêmica na UCS, reforça missão e princípios institucionais, como a produção de conhecimentos, a excelência no processo de ensino e aprendizagem e o estímulo à troca de saberes e experiências entre a comunidade interna e externa. Além disso, estimula a formação, pelo acadêmico, de uma visão mais crítica e apurada da sua futura profissão e do seu papel como cidadão ético e responsável.

Palestra com Isaac Schrarstzhaupt

Pesquisador e analista de dados em saúde pública na Rede Análises, uma rede nacional de pesquisadores em prol da informação, o caxiense Isaac Schrarstzhaupt palestrou sobre a “Divulgação Científica: qual a sua importância?” aos participantes do Encontro. Bolsista no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, no Espírito Santo, o palestrante foi considerado uma das dez vozes mais importantes do Brasil no contexto da pandemia de Covid-19, de acordo com estudo feito pelo IBPAD/Science Pulse.

Em sua explanação, ele explicou que o principal motivo que o fez iniciar no mundo da pesquisa foi o combate à desinformação, trabalhando com dados por meio do storytelling. Ao definir divulgação científica, conceituada como a ampliação do conhecimento científico para um público não especializado, alertou: “a gente tem um risco absurdo ao reduzir e deixar coisas importantes de fora e simplificar demais; quando a gente simplifica demais a gente começa, talvez, até sem querer, desinformar”, ensinou.

Schrarstzhaupt explicou que para fazer um trabalho efetivo e atrair a atenção a novas informações é essencial entender o público-alvo, testar maneiras diferentes de comunicação e ter consciência de que nenhuma pergunta é irrelevante. Ele trouxe ainda algumas contribuições sobre o que aprendeu durante a jornada de pesquisador. Para ele, é preciso comunicar a pesquisa ao grande público; sempre pedir ajuda para outros pesquisadores no processo de revisão e, assim, melhorar o texto; e a educação constante é necessária. Para este último item, Isaac enfatizou o quanto é essencial traçar uma educação de base. “A gente não pode falar só quando viraliza”, diz.

Nesse sentido, para Isaac, o preprint – versão prévia de artigo científico, ainda não revisado e nem avaliado por outros cientistas – pode ser um grande aliado, principalmente quando se tem parceria com jornalistas ou agências que apoiam a cobertura da imprensa à luz de evidências científicas. Nesses casos, ter o aporte da comunidade científica para apontar a plausibilidade dos artigos ajuda na compreensão dos conteúdos.

De acordo com Schrarstzhaupt, o papel da divulgação científica estaria em um plano intermediário, localizado entre o conhecimento e a decisão individual. Ele cita como exemplo as dúvidas envolvendo o benefício – ou não – do consumo de ovos na dieta humana. “O papel da divulgação científica está justamente nesse intervalo, entre aquele artigo publicado e a pessoa que está no restaurante e vai decidir se vai ou não comer ovo. A gente tem que completar esse espaço e quem melhor (para isso) do que o próprio jovem pesquisador?”, indagou.

A apresentação dos trabalhos desenvolvidos

Os mais de 150 estudantes apresentaram seus trabalhos nas diversas sessões que ocorreram na manhã da quarta-feira, dia 5 de outubro. Na Área de Ciências da Vida foram 79 apresentações, já a Área de Conhecimento de Humanidades e a Área do Conhecimento de Ciências Sociais contou com 68 trabalhos inscritos e a Área de Ciências Exatas reuniu 27 trabalhos.

A estudante Thaiury Casagrande, bolsista BIC-UCS, orientada pelo professor Rafael Colombo, apresentou o trabalho “Avaliação da gravidade dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão e funcionalidade em alunos do curso de Medicina na Universidade de Caxias do Sul”. Escrito também por Arthur Aguzzoli e Arthur Parissenti do Nascimento, o estudo transversal foi realizado na UCS durante o ano de 2021.

Com o objetivo de coletar dados sociodemográficos, a fim de caracterizar a amostra, os estudantes desenvolveram e aplicaram um questionário. Para isso, foram utilizadas duas escalas validadas internacionalmente: a DASS-21, que avalia estresse, depressão e ansiedade, e a FAST, Escala Breve de Funcionalidade. Os questionários foram enviados por e-mail a alunos do 1º ao 12º semestre do curso de Medicina. O estudo foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da UCS, sendo iniciado apenas após a respectiva aprovação.

Com a pesquisa, foi identificado que os estudantes dos semestres iniciais têm maior gravidade dos sintomas de ansiedade em relação aos do internato – últimos semestres do curso. A pesquisa indica que isso pode estar relacionado com o próprio ingresso na faculdade, já que há mudança de rotina mais atenuante. Esse resultado indica a importância de realizar estratégias com a finalidade de amenizar os impactos funcionais e a gravidade dos sintomas de ansiedade presentes nos estudantes no período inicial do curso de Medicina.

Nas Áreas do Conhecimento de Humanidades e de Ciências Sociais, o estudante Ricardo Silva de Carvalho Junior, bolsista BIC-UCS, orientado pela professora Vania Beatriz Merlotti Heredia, apresentou o trabalho “Migrações internacionais em Caxias do Sul: Venezuelanos em busca de trabalho”. A pesquisa, que segue em andamento, utilizou o aparato conceitual de estudos migratórios e entrevistas com com migrantes que fizeram o cadastro no Centro de Informação ao Imigrante de Caxias do Sul, entre junho e julho de 2022.

De acordo com os dados coletados preliminarmente por meio de entrevistas, os principais motivos da migração foram a busca por qualidade ou condição de vida, problemas nos países de origem, instabilidade política e econômica do país no momento da decisão da migração e perspectivas positivas de viver no Brasil.

Na Área de Ciências Exatas e Engenharias, a estudante Catiucha Luana da Silva Rehbein, bolsista PIBIC-CNPq, orientada pelos professores Vânia Elisabete Schneider e Taison Anderson Bortolin, apresentou o trabalho “Proposta de zoneamento ambiental na bacia de San Idelfonso com foco na mitigação de desastres hidroclimáticos”.

A pesquisa tomou como base a província de Trujillo, no Peru, localidade que tem um rio intermitente que surge a partir das altas precipitações causadas pelo fenômeno El Niño. Por conta da urbanização inadequada, uma parte da população alocou-se no leito de drenagem, o que afeta a segurança da população sempre que ocorre o fenômeno ou as chuvas intensas, causando enxurradas com grande força e velocidade.

Quando analisados os resultados do estudo, foi possível perceber a necessidade em zonificar – do espanhol: dividir um terreno em zonas – espaço em áreas de risco, considerando a existência de instabilidade até mesmo em locais não condicionados pelas inundações. Também foi destacada a necessidade de retirar uma parte da população nas zonas de maior risco e a instalação de bacias de contenção das inundações.

Saiba mais sobre esses e todos os 174 trabalhos que foram apresentados, clicando aqui.

Entrega das Premiações

Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon,

Para a abertura das premiações, que ocorreram após a palestra, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, falou aos acadêmicos. Ela fez um link com a explanação de Schrarstzhaupt, reforçando que nenhuma pergunta é irrelevante, já que por meio dos questionamentos são trilhados os caminhos para onde se deseja ir. “Vocês fizeram perguntas, portanto vocês são curiosos, estão motivados a seguir adiante, e somente isso poderá fazer com que uma Universidade comunitária, com ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo possa de fato demarcar o seu território e continuar na trajetória de contribuir com o desenvolvimento regional, do país e de tantas pessoas”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon, salientou como a UCS aposta e se esforça para manter a construção do conhecimento. “Esse grupo de jovens pesquisadores, com os seus orientadores, têm a oportunidade de adquirir uma formação científica diferenciada. Isso estabelece, para vocês, uma relação virtuosa entre os conteúdos dos cursos que vocês fazem, e o mundo no qual se vai entrando definitivamente, o da Pesquisa Científica”, explica.

A entrega das premiações foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, pela pró-reitora de Inovação, pelo coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rodrigo Panosso Zeilmann, pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação/UCSInova, Matheus Parmeggiani Jahn, por representantes de cada área, e, no caso de alunos do Ensino Médio, por Gustavo Rubo Siqueira, representando a direção do CETEC. Confira a lista abaixo.

Área de Ciências Exatas e Engenharias

Estudante: Isadora Peretti (BIC-UCS)
Orientadora: Camila Baldasso
Remoção de íons ferro e manganês de efluentes através de processo de separação por osmose inversa

Estudante: Tayse Circe Turossi (PIBIC-CNPq)
Orientador: Ademir José Zattera
Análise dinâmico mecânica (dma) de placas de aramida multicamadas produzidas com intercalação de layers de filmes de polietileno incorporado com celulose nanofibrilada

Estudante: Daniela Züehl (BIC-UCS)
Orientadora: Gisele Cemin
Avaliação temporal das mudanças de uso e cobertura do solo na região dos campos de altitude no Rio Grande do Sul

Estudante: Caroline Vigano Rech (PROBITI | FAPERGS)
Orientadora: Vania Elisabete Schneider
Análise comparativa dos sistemas de esgotamento sanitário de dois municípios em fase de atualização de PMSBS

Estudante: Joana Siqueira (BIC-UCS)
Orientador: Taison Anderson Bortolin
Avaliação da relação entre o padrão de chuvas da região de Caxias do Sul/RS com os níveis de água subterrânea de poços tubulares

Área de Ciências da Vida

Estudante: Mariana Dalsoto Smiderle (PIBIC-CNPq)
Orientadora: Suelen Osmarina Paesi
Methane and volatile fatty acids production from poultry litter with the use of enzymatic pre-treatments

Estudante: Laura Ferrazzi Finger (PROBIC-FAPERGS)
Orientadora: Mirian Salvador
Avaliação da função mitocondrial em células de micróglia bv-2 tratadas com diferentes classes de fármacos antidepressivos

Estudante: Fernanda Knaach Sandri (PIBIC-CNPq)
Orientadora: Ana Paula Longaray Delamare
Melhoramento de leveduras cervejeiras com alta capacidade de atenuação

Estudante: Carolina Botomé Maccari (PIBITI CNPq)
Orientadora: Mirian Salvador
Avaliação do estresse oxidativo e nitrosativo em células de micróglia bv-2 tratadas com diferentes classes de fármacos antidepressivos

Estudante: Rafael Sartori Flores (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: André Felipe Streck
Avaliação do título de anticorpos contra cpv-2 em cães e gatos com gastroenterite, e sua relação com o prognóstico de animais portadores desta virose

Área de Ciências da Vida | Ensino Médio

Estudante: Júlia Quevedo Barcellos (PIBIC-CNPq – Ensino Médio)
Orientadora: Cátia dos Santos Branco
Extratos de pitaya da polpa vermelha: produção, caracterização e perfil de segurança in vitro e in vivo

Área de Conhecimento de Humanidades e Área do Conhecimento de Ciências Sociais

Estudante: Hector de Oliveira Vieira (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: André Brayner de Farias
Racismo e biopolítica no debate pós-colonial

Estudante: Gabriel Conci da Silva (voluntário)
Orientador: André Brayner de Farias
Pós-história e biopolítica

Estudante: Laura Prado de Avila (BIC-UCS)
Orientador: Leonardo de Camargo Subtil
International climate change litigation under human rights obligations

Estudante: Frederico Augusto Picolotto Viana (BIC-NP)
Orientadora: Luciane Todeschini Ferreira
Hospitalidade e acolhimento em escolas do roteiro “Termas e Longevidade”: ações e projetos

Estudante: Brenda Borges Gomes (BIC-UCS)
Orientadora: Vania Beatriz Merlotti Heredia
Experiências migratórias em Caxias do Sul no período da pandemia

Área de Conhecimento de Humanidades e Área do Conhecimento de Ciências Sociais | Ensino Médio

Estudante: Vicente Azevedo de Oliveira (PIBIC-CNPq – Ensino Médio)
Orientador: Mateus Panizzon
Impactos das Inteligências Artificiais na saúde mental