Em reconhecimento aos 56 anos, UCS ganha espaço na tribuna legislativa caxiense

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/02/2023 | Editado em 17/02/2023

Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul do dia 16 de fevereiro teve participação do reitor Gelson Leonardo Rech, que reforçou o caráter comunitário da universidade que atua no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação com a visão de ser a melhor comunitária do RS 

“Uma instituição não consiste em seus prédios, em laboratórios, mas em suas pessoas”, afirmou o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, agradecendo a professores, funcionários e todas as famílias que depositaram sua confiança na Instituição, construindo sua história de 56 anos. O depoimento abriu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul de quinta-feira, 16 de fevereiro.

O espaço, concedido a partir de ofício de autoria coletiva pelo aniversário de fundação da UCS, comemorado em 10 de fevereiro, foi precedido por cumprimentos dos vereadores pela trajetória, estrutura e relevância da Instituição.

Aos parlamentares, o reitor reafirmou a natureza das universidades comunitárias como a UCS. “Não têm dono, não recebem recursos públicos – exceto para projetos específicos – e não distribuem resultados”, contextualizou. “Cem por cento de seus recursos são aplicados na missão de desenvolver a região onde estão instaladas”, com foco na perpetuação de suas atividades.

Saudando os fundadores – Virvi Ramos, Hermes João Webber e Benedito Zorzi -, líderes comunitários à época da instituição da Universidade, apresentou elementos da estrutura atual, que alcança 70 municípios da região, pontuando a visão de ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Entre os valores, destaque para o senso comunitário.

Na trajetória fundamentada em ensino, pesquisa, extensão e inovação, enumerou empreendimentos de prestação de serviços. Entre eles, o Centro Clínico, que atende via Sistema Único de Saúde; alguns mais recentes, como o Centro de Coleta de Células-Tronco (único do RS) e o Instituto Hospitalar Veterinário (modelo em Saúde Animal). Ele também citou outros projetos em desenvolvimento, como a ampliação do parque tecnológico TecnoUCS, além da revitalização do Zoológico da UCS e da implantação do Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (este que nasce para ser um dos maiores do Brasil, e conta com o envolvimento da Câmara de Vereadores), ambos em processo de captação de apoios e recursos para concretização. “Essas ações, para além do ensino de qualidade, demonstram o caráter comunitário da Universidade, de portas abertas à comunidade caxiense e regional”, finalizou o reitor, também agradecendo à casa legislativa pelo reconhecimento.

Confira na transmissão da TV Câmara.