Encontro dos Professores com a Reitoria propõe reflexão sobre o Ensino Superior e apresenta planejamento estratégico da Universidade

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/07/2022 | Editado em 19/07/2022

Tradicional evento do calendário de preparação para o semestre teve, ainda, momento para tratar sobre processo de internacionalização e para socializar trabalho realizado pela gestão acadêmica

O UCS Teatro ficou lotado para o tradicional Encontro dos Professores com a Reitoria, evento que ocorreu na segunda-feira, dia 18 de julho. A reunião marca a preparação para o semestre e também aponta caminhos e diretrizes institucionais aos docentes, em um espaço de trocas e compartilhamentos entre os profissionais que formam a Instituição. 

Durante o encontro, o primeiro realizado na gestão do professor Gelson Leonardo Rech à frente da Reitoria, foram apresentados uma reflexão sobre o ensino superior, o planejamento estratégico da Instituição, a nova equipe que forma a Reitoria, a política de internacionalização da Universidade e também algumas ações desenvolvidas até o momento. 

Contexto do Ensino Superior – As transformações vivenciadas pelas Universidades e demais Instituições de Ensino Superior pontuaram o segmento inicial do discurso do reitor Gelson L. Rech. Ele destacou as categorizações legais em torno das Instituições Universitárias, que podem ser comunitárias – caso da UCS -, públicas ou privadas. Trouxe ainda dados referentes à participação de cada tipo na divisão estatística dos estudantes e ressaltou a complexidade e os desafios que se atravessam na contemporaneidade da educação. 

“A própria compreensão da universidade na atualidade é complexa e ancorada em visões diferentes do que sejam seus objetivos. Inserida na dinâmica social está emaranhada em conflitos, envolvendo critérios técnico-científicos, pedagógicos, éticos, políticos e mercadológicos”, refletiu. 

Conduzido pelo trabalho de doutorado da professora Fabiana Kaodoinski, defendido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, e que contou com sua participação na banca avaliadora, o reitor refletiu criticamente sobre os caminhos das universidades brasileiras, focando especialmente no segmento comunitário.

“O desafio essencial que a educação superior enfrenta é o de como preparar as novas gerações para o trabalho, para a vida social e para a cultura da subjetividade, sem degradá-las, sem submetê-las à opressão social ou aliená-las”, acrescentou. 

Ela ainda voltou o debate a como propor uma experiência acadêmica significativa aos estudantes diante do cenário que se desenha. Rech propôs, a partir dessas indagações, que fosse trilhado um caminho pelo equilíbrio entre o técnico e o humano, em que o currículo seja revisto e atualizado, e defendeu que a relação docente e discente seja decisiva no processo de aprendizagem.

Planejamento Estratégico – O contexto da educação superior brasileira serviu de base para avançar na apresentação de missão, visão, valores, diretrizes, objetivos e estratégias do Plano de Gestão Institucional. O reitor destacou a necessidade permanente de focar na qualificação da graduação e de pós-graduação, com foco na melhoria de indicadores avaliativos dos cursos .

“Não se trata de buscarmos o ranking por ele mesmo. É uma ação sistêmica: se assim atingirmos é provável que a excelência acadêmica aconteça”, destacou.

Ele citou ainda as 17 ações estratégicas contempladas no Plano de Gestão, reforçou a importância da re-inovação curricular e fez a apresentação da equipe da reitoria. 

Internacionalização – A Política de Internacionalização em implantação na Universidade foi um dos tópicos abordados durante o Encontro dos Professores com a Reitoria. A apresentação ficou a cargo do vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, que tem orientado as ações na área.

Durante sua fala, o vice-reitor destacou que a política de internacionalização deve focar para além da mobilidade acadêmica, e que ela impacta diretamente no âmbito local, especialmente quando considerado o potencial de crescimento regional baseado em conhecimento. 

“Internacionalização não é apenas para cada um de nós, é para todos nós juntos, é para toda a comunidade”, orientou.

Ele alertou ainda para a importância de uma mudança de cultura em torno do tema, propondo uma reflexão e uma inversão na mentalidade institucional. A compreensão do inglês como uma segunda língua da UCS foi apontada como essencial para essa transformação, em que espaços e ambientes educacionais e de convivência possam servir de locais para que o idioma seja falado. 

“Isso é necessidade básica de professor e aluno nesta nova era. Assim, nossos alunos terão instrumentos para decidirem se vão querer ir lá para fora”, projetou.

Ações realizadas – Após a explanação do vice-reitor, o reitor Gelson L. Rech retomou a fala e pôde abordar algumas ações já realizadas pela gestão. Entre elas, o anúncio de investimento de R$ 13 milhões para o TecnoUCS, a inauguração do IHVET, no início de julho, além do financiamento de R$ 100 milhões obtido junto à Finep, para investimentos na área de Inovação, Saúde Humana e Saúde Animal. 

Ao final da apresentação, o reitor trouxe depoimentos de alunos da UCS que integram a pesquisa desenvolvida pela professora Fabiana Kaodoinski em sua tese. Avaliou ainda o cenário internacional, que é de guerra, considerando o conflito armado na Ucrânia, e propôs uma nova postura humana à realidade social. 

“Se queremos a paz, avancemos com a educação, a ciência e o humanismo”, finalizou.

Solenidade

O Encontro dos Professores com a Reitoria também contou com as falas do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, que destacou o trabalho e a  dedicação de cada docente.

“A seu modo, com seu enriquecedor saber e seu empenho, o professor representa a Instituição para os alunos da UCS.  Ao difundirem o conhecimento – objetivo maior de nossa Instituição-, os docentes realizam também a importante acolhida a cada acadêmico, apoiam e impulsionam a ir além, em direção ao desenvolvimento e à inovação”, afirmou. 

Representando a Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul, o vice-presidente da entidade, Rogério dos Santos, reforçou a importância do professor especialmente durante a pandemia, em que o trabalho docente se tornou midiatizado. 

“Somos adaptáveis, seres quase camaleônicos, conseguimos transformar mais de 2 mil disciplinas presenciais em disciplinas on-line. Aprendemos coisas que jamais pensamos que pudéssemos aprender. Notamos que podemos fazer uma Universidade sem paredes, sem classes, sem cadeiras, sem quadros, utilizando apenas nossos recursos e nossas tecnologias, mas percebemos que jamais uma universidade poderá ser feita sem professores. Precisamos de respeito, reconhecimento, e por que não dizer, também, de pertencimento”, sintetizou. 

Atividades culturais

Durante o encontro, os participantes acompanharam uma música interpretada pelo Duo de Cordas da Orquestra UCS, que abriu o evento. Ao final, os professores puderam prestigiar uma apresentação dos alunos do curso de Licenciatura em Dança, um fragmento da obra “um olhar outro”, do coreógrafo Ney Moraes, com interpretação dos acadêmicos Bruna Alves e Rafael Borges. 

Fotos: Bruno Zulian