Estudantes do CETEC criam startup para acelerar comunicação em situações de emergência

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/08/2024 | Editado em 13/08/2024

Aplicativo permite aos usuários o cadastro de informações prévias e acesso direto à centrais para agilizar triagem em atendimentos de risco

Imagine necessitar de um atendimento de emergência e não lembrar do número ou estar tão nervoso a ponto de não conseguir repassar dados pessoais. Tudo isso pode retardar o atendimento e, em situações de risco, sabemos que cada minuto conta. Pensando em agilizar a comunicação nestes momentos é que os alunos Arthur Faraon Genro, Eduardo Stapasolla Padilha e Arthur Cantele Palmira, do 3º Ano do Ensino Médio e Técnico do CETEC UCS, tiveram a ideia de criar a startup HelpLine.

Os estudantes dos cursos técnicos do CETEC já estão há três meses atuando em conjunto com o StartUCS, programa de incentivo à criação de novos negócios, focados em tecnologia e inovação. A HelpLine está em fase de validação com empresas privadas e instituições públicas das áreas da saúde e segurança interessadas em implantar o sistema no futuro. Como o produto está em fase de testes, os interessados ainda podem contatar a escola para testar o aplicativo.

A ferramenta de chamadas de emergência criada pelos estudantes permite que os usuários cadastrem informações pessoais importantes, acessem uma lista de números de emergência, acionem botões para chamar a central de atendimento, comuniquem-se diretamente com ela e recebam suporte e orientações em situações de emergência.

A diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, destaca o olhar dos estudantes para buscar soluções para problemas cada vez mais recorrentes na sociedade, tendo em vista até mesmo o que o Rio Grande do Sul viveu neste ano por conta da tragédia climática.

“O interessante neste projeto é que os estudantes são de cursos técnicos diferentes e se uniram para buscar uma solução para dar continuidade a trabalhos de pesquisa que desenvolvem desde o início do Ensino Médio sempre com foco em melhorar a acessibilidade das pessoas aos serviços essenciais”, ressalta a diretora. Genro e Padilha são alunos do técnico em Administração e Palmira, do curso de Informática.

“Além de ser uma ferramenta que auxilia no cadastro de informações burocráticas para agilizar o atendimento em situações de emergência, encurtando o tempo para acionar as centrais, outro recurso que criamos é a possibilidade de acompanhamento, no mapa, do deslocamento da viatura em tempo real enquanto a pessoa aguarda o atendimento”, explica o estudante Arthur Genro.

O trabalho está sendo assessorado pelo professor Rafael Perini, pois foi em suas aulas de Empreendedorismo e Sustentabilidade, do itinerário formativo de Economia e Mercado do CETEC, que os estudantes começaram a desenvolver a startup quando estavam no 2º Ano.

“O projeto chegou em mim como Mostra Científica. Orientei eles e depois, em Empreendedorismo e Sustentabilidade, eles seguiram e modelaram a ideia. Incentivei a participar de um programa de StartUp Weekend externo, focado em acessibilidade. E agora a estarem no StartUCS, que é um projeto institucional de 12 semanas de acompanhamento e validação da ideia. Como faço parte do StarUCS ajudo a conectar o Ensino Médio com a graduação e todo o ecossistema de inovação”, explica Perini.