Formação de professores é pauta permanente na UCS, com intensa programação no mês de fevereiro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/02/2023 | Editado em 01/08/2023
Em Pinhal da Serra, a atividade teve como tema “Educação Infantil: Histórico, Ludicidade e Experiências”. Docentes visualizaram conceitos históricos e revisitaram a legislação prevista na Base Nacional Comum Currícular, além de trabalhar metodologias e experiências.

Agenda de atividades tem enfoque na preparação dos docentes para início do ano letivo 2023 da Educação Básica

A Universidade de Caxias do Sul, a partir da Coordenadoria de Extensão e do Programa Regional de Ação Conjunta com Municípios e Coordenadorias de Educação (PRAC), desenvolve intensa programação de qualificação com foco no início do ano letivo de 2023 da Educação Básica. Durante todo o mês de fevereiro serão desenvolvidos cursos e eventos, e prestada assessoria a municípios como Veranópolis, Pinhal da Serra, Campestre da Serra, Antônio Prado, Vila Flores, Nova Prata, Ipê, Gramado, Paraí e São José dos Ausentes, além da realização de atividades programadas para grupos de professores em contexto escolar.

As temáticas das atividades formativas foram definidas em conjunto com os órgãos municipais, a fim de responder às reais demandas no âmbito da qualificação docente, entre elas: metodologias de ensino; desafios da docência no século XXI; novos modos de viver, ensinar e apreender; projetos de pesquisa; educação inclusiva; gestão escolar, mobilização e engajamento docente; direitos de aprendizagem; e literatura.

Formação na cidade de Gramado.

Ministradas por professores de notório saber em suas áreas, as classes estão vinculadas à pesquisa, à inovação e ao ensino desenvolvido na UCS nos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado da Área do Conhecimento de Humanidades.

Grupo de 40 profissionais na classe em Campestre da Serra.

O coordenador de Extensão da UCS, professor Gilberto Hummes, pontua que o desenvolvimento de propostas personalizadas para atender a demandas específicas de cada município e região potencializa o engajamento e a formação das equipes. Coordenador do PRAC, o professor Delcio Agliardi destaca a oportunidade de aprimoramento docente e de ampliação de conhecimentos, demandados pela carreira de professor no mundo contemporâneo. “O Brasil precisa de professores e nós acreditamos que a universidade é o melhor lugar para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação”, denota.

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