Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano 2025 terá como palco a Serra Gaúcha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/08/2024 | Editado em 21/08/2024

UCS está entre as instituições organizadoras do evento, que terá sua sétima edição nos dias 7 e 8 de abril

A sétima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano está em desenvolvimento a partir da mobilização das instituições realizadoras: Universidade de Caxias do Sul, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC). Neste ano já realizado em Chapecó, Santa Catarina, o evento itinerante volta à Serra Gaúcha, onde nasceu, nos dias 7 e 8 de abril de 2025.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Everaldo Cescon, pesquisador sênior da Embrapa Airton Kunz, coordenadora do curso de Nutrição, Gabriela Chilanti, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos da Produção Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), que organiza o Fórum, Fabiane Goldschmidt Antes, reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, professora Suelen Paesi, coordenadora do evento, pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade, Neide Pessin, e coordenador de Serviços da pró-reitoria, Daniel Antônio Faccin

A iniciativa tem a função de conectar os agentes relacionados à cadeia do biogás, produto gerado pelos microrganismos a partir dos resíduos agroindustriais e urbanos. O biogás contém uma molécula chamada metano, utilizada para a produção de energia térmica, elétrica e do biometano, que pode ser usado como combustível veicular. “Uma energia verde, sustentável, que atende às exigências ambientais”, contextualiza a professora da UCS Suelen Paesi, coordenadora do evento em 2025 e pesquisadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia da Universidade. “Em nossa região há uma grande quantidade de resíduos, e sua transformação em energia é de grande importância. Consiste em uma solução bastante prática para o gerenciamento dos resíduos que geram grande impacto ambiental”, complementa a pesquisadora.

A UCS mantém tradição na pesquisa sobre o tema, e sua dedicação ao Fórum traduz o direcionamento institucional em fomento à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico e social. O evento ainda valoriza novas empresas, startups, sistemas e plataformas que podem agregar na produção de biogás e biometano para atender a diferentes nichos. “Atuamos de forma que todas as transferências de tecnologia e ações voltadas ao mercado de produção de energia a partir do biogás sejam sustentadas pelo fazer e pela estrutura científica. E a ciência reflete em tecnologias que impactam de forma prática. Quanto mais conseguirmos destinar os resíduos, mais o setor econômico pode crescer, vinculado aos cuidados ambientais”, considerou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reunido com representantes das demais realizadoras do Fórum na terça-feira, 20 de agosto, em encontro preparatório no gabinete da Reitoria. A aproximação do mercado também é diretriz do evento, já que a cadeia do biogás impulsiona a inovação industrial – na edição deste ano, 50 marcas apresentaram equipamentos e serviços conectados ao segmento.

Saiba mais.

Foto: João Luís Ferreira Horn