Primeira tese de Doutorado Interinstitucional UCS – UNIPLAC demonstra qualificação em alto nível

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/05/2022 | Editado em 30/05/2022

Trabalho de Schayla Letyelle Costa Pissetti foi defendido em banca realizada na universidade catarinense no último dia 12 de maio

A parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) foi celebrada com a primeira defesa de tese da turma de Doutorado Interinstitucional, produzida pela agora doutora Schayla Letyelle Costa Pissetti. Realizada no dia 12 de maio de 2022, nas dependências da instituição catarinense, contou com a presença dos professores da UNIPLAC, o reitor Me. Kaio Henrique Coelho do Amarante e a Dra. Lilia Kanan, e dos professores do PPGEdu – UCS, a coordenadora do Programa e diretora da Área do Conhecimento de Humanidades, Dra. Terciane Ângela Luchese, e o Dr. Geraldo Antonio da Rosa.
Para o reitor e as demais autoridades presentes, foi um momento histórico e de contribuição significativa que fomentou a qualificação e formação em alto nível das duas instituições comunitárias, por meio da pesquisa.

A Defesa


A tese intitulada “Ecos e Ressonâncias de Movimentos Cartográficos em Cotidianos Profissionais: a Etnomatemática inspirando práticas educativas para o Ensino da Matemática” foi defendida e apresentada por Schayla Letyelle Costa Pissetti, com orientação da professora. Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares, que conduziu a sessão de defesa. Já a banca foi composta pelos professores Dra. Débora Laurino (FURG), Dr. Daniel de Queiroz Lopes (UFRGS), Dra. Ivone Catarina Freitas Buratto (UNIPLAC) e Dra. Terciane ngela Luchese (UCS).
Os membros da banca examinadora destacaram a qualidade do estudo apresentado, em especial o delineamento metodológico cartográfico, que tem potencial para captar a dinamicidade do processo em estudo, articulado à etnomatemática e à aprendizagem concebida pelo viés cultural. Sob essa abordagem, a pesquisadora acompanhou e mapeou os fazeres e as narrativas de dois profissionais da indústria madeireira e uma costureira, buscando compreender como desenvolveram seus saberes matemáticos no desenvolvimento de suas profissões, sem que tenham, de fato, estudado para isso em um contexto escolar.

Fotos: Acervo PPGEdu/UCS