Guaporé recebe solenidade alusiva aos 30 anos de regionalização da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/08/2023 | Editado em 29/08/2023

Em uma estrutura de 4,7 mil metros quadrados, Campus já formou mais de mil estudantes e atende a 200 alunos de 11 municípios da região

A série de celebrações dos 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul contemplou o Campus Universitário de Guaporé (CGUA) na última sexta-feira, 25 de agosto. Este foi o sexto evento do circuito que passa pelos campi da UCS na região. Nesta terça-feira, 29 de agosto, a unidade acadêmica de Canela encerra as comemorações.

A ligação de Guaporé com a UCS antecede o processo de regionalização. A Instituição chegou ao município em 1991, com o curso de Tecnologia e Processamento de Dados. A elevação à categoria de Campus se deu em 1º de agosto de 2015. Atualmente, o CGUA atende a 200 alunos de 11 municípios da região e oferece sete cursos de graduação, três especializações e o mestrado em Direito. Ao todo, o Campus formou cerca de mil alunos até junho deste ano.

O evento celebrativo contou com o descerramento dos quadros da galeria dos ex-diretores do CGUA e com a outorga do Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, que reconhece pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Foram homenageados: Marco Antônio Marocco, Maristela Pedrini, Luis Carlos Maffacioli, Valdir Carlos Fabris, Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro e Paróquia Santo Antônio de Guaporé – Arquidiocese de Passo Fundo.

Acolhimento

Carinho foi a palavra escolhida pelo diretor do Campus Universitário de Guaporé, professor Francisco Lúcio Salvagni, para sintetizar o papel da Instituição de ensino. “Antes de planejarmos institucionalmente o nosso Campus, é preciso olhar para os nossos acadêmicos, professores e para a população em geral com carinho. Porque o carinho é afeto, atenção, empatia, respeito e, sobretudo, cuidado. E a UCS é um lugar de acolhimento, seja dos projetos de vida, institucionais, da comunidade ou de uma simples visita”. Salvagni reiterou o papel comunitário da UCS através de ensino, extensão, inovação, sustentabilidade e pesquisa, apoiando-se nesses pilares e na força da comunidade.

O prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, discorreu sobre o legado das pessoas que contribuíram com o Campus ao longo da história. Frisou que o conhecimento é a maior herança que alguém pode deixar e destacou que, em paralelo aos 30 anos da regionalização, o município guaporense completa 120 anos de emancipação política. “O que a UCS deixa para a nossa cidade e região é imensurável. Mas é possível sentir a sua presença no empreendedorismo, na criatividade, no profissionalismo, no progresso e no desenvolvimento da nossa amada Guaporé”, finalizou.

Evocando o propósito de expansão regional dos fundadores da UCS, o reitor, Gelson Leonardo Rech, destacou o desenvolvimento propiciado pela Instituição ao longo do tempo, indo ao encontro dos anseios da comunidade. “As ideias movem o mundo. Pela crença dos líderes à época de que só o conhecimento transforma é que de fato avançamos. Essas ideias, conduzidas por líderes que olham à frente, são celebradas hoje, aqui em Guaporé”.

O reitor também enalteceu a trajetória dos ex-diretores, professores, funcionários e estudantes do CGUA e o constante crescimento através do empreendedorismo, da inovação e da pesquisa. “Há um encontro mágico que acontece quando estudantes encontram professores que querem ensinar. Queremos que essa magia se propague”.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, em vídeo, felicitou o desempenho de todos que ajudaram e ajudam a fortalecer a unidade universitária, bem como o avanço cultural, científico e técnico da região. “Muitos jovens realizaram seus sonhos de ter uma profissão, alcançar e concluir um curso superior, viram seus desejos e de suas famílias se tornarem realidade graças à presença da UCS no Campus de Guaporé”, celebrou.

Fotos: Bruno Zulian