IMHC produz obra histórica sobre Sociedade Esportiva e Recreativa Santa Lúcia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/06/2022 | Editado em 20/06/2022

Idealizado pela associação caxiense e publicado pela Editora da UCS, livro registra uma trajetória de quase cinquenta anos de atuação no âmbito esportivo

Livro histórico sobre a Sociedade Esportiva e Recreativa Santa Lúcia, de Caxias do Sul, idealizado pela associação, foi produzido pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS (IMHC) e publicado pela EDUCS. A obra com cinco capítulos e assinada pelos historiadores Anthony Beux Tessari e Katani Maria Monteiro Ruffato, privilegia a trajetória histórica de quase cinquenta anos da SER Santa Lúcia, que surgiu em 1973, na comunidade de Santa Lúcia da 9ª Légua. A produção contou com o apoio e o patrocínio dos associados da SER Santa Lúcia e de moradores da comunidade.

A contextualização histórica aborda a formação da comunidade de Santa Lúcia, a construção da primeira capela, datada de 1914, a criação do cemitério, em 1908, a fundação do Clube de Mães, em 1979, as celebrações da Festa de Santa Lúcia, sempre em 13 de dezembro, e a relação com a escola do bairro – a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê. É abordado, também, o surgimento das atividades esportivas em Caxias do Sul, com destaque para o esporte amador, e as origens do primeiro time de futebol da localidade de Santa Lúcia – o Aliança.

Nos capítulos dedicados à SER Santa Lúcia, ganha evidência o surgimento da associação, a construção do campo de futebol e do ginásio poliesportivo, as conquistas esportivas alcançadas ao longo do tempo, no futebol – com destaque para títulos nos campeonatos Integração –, na bocha, no vôlei, e a organização de outras atividades esportivas e recreativas, como as Olimpíadas Comunitárias do Santa Lúcia e o jogo de Quatrilho.

A pesquisa foi realizada a partir do livro de atas da associação, de entrevistas com moradores da comunidade e ex-presidentes da associação, e de consulta em arquivos históricos e de particulares. Mais de 30 pessoas foram entrevistadas, e cerca de 500 notícias de jornal foram reunidas para construir a narrativa. O livro também se destaca pela recuperação de fotografias, que ilustram boa parte das 220 páginas.

O lançamento ocorreu no dia 19 de junho, na sede da associação, no bairro Santa Lúcia. Interessados em adquirir a publicação, ao custo de R$ 60,00, devem entrar em contato a partir do telefone (54) 98135.6373.