Inscrições abertas para o Programa de Formação Pedagógica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/01/2024 | Editado em 01/02/2024

Profissionais podem se inscrever até 19 de fevereiro. Iniciativa visa habilitar graduados no Ensino Superior, em cursos de bacharelado e tecnologia, para a docência em suas áreas de formação

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Pedagógica EaD da Universidade de Caxias do Sul. O objetivo é contribuir para a qualificação do processo educacional por meio da formação pedagógica de titulares de diploma de graduação (bacharel ou tecnólogo), habilitando para docência na educação profissional e técnica em nível médio nas suas áreas de formação.

Podem candidatar-se graduados pela UCS e por outras instituições reconhecidas pelo MEC, além de portadores de diploma de curso superior concluído no exterior, desde que com validação de acordo com a legislação brasileira.

A duração do curso pode variar de dois a três semestres, de acordo com a disponibilidade do estudante, período em que é oportunizada a compreensão dos princípios que dão sustentação ao processo educativo em sentido amplo, bem como dos diferentes processos que caracterizam as ações docentes. Neste ano, 70 vagas serão ofertadas, com opções de ingresso de março a outubro. Para começar a estudar em março, é possível se inscrever até 19 de fevereiro. Confira as demais janelas de matrícula nesta página.

No edital estão disponíveis todas as informações sobre o processo de seleção, carga horária, cronogramas e investimento.

O coordenador do programa, professor Delcio Agliardi, reforça o papel da UCS na formação de professores ao longo dos seus quase 57 anos de história, adaptando-se às transformações do mundo e às concepções da educação, da sociedade e da aprendizagem. “Temos um legado na formação humana e técnica que permite responder aos desafios de cada época. O curso capacita os docentes para o mercado de trabalho, abre espaço para concursos e outros processos seletivos, dado o seu valor profissional e relevância social”, considera.

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