Inscrições abertas para participar do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/04/2024 | Editado em 09/04/2024

Iniciativa que visa qualificar integração entre ensino, serviço e comunidade promove ações interprofissionais em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, junto às Secretarias Municipais de Saúde. Alunos que desejarem integrar atividades podem se inscrever até 15 de abril

Com dois projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), ação dos Ministérios da Saúde e da Educação conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, a Universidade de Caxias do Sul abriu inscrições para os alunos que desejarem atuar como bolsistas remunerados ou voluntários. O processo seletivo se estende até 15 de abril, a partir das orientações dos editais para atuação em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Os projetos são concebidos e executados em colaboração com as Secretarias de Saúde municipais, e sua execução envolve docentes, alunos e profissionais de saúde. Em Caxias do Sul, o PET-Saúde Equidade UCS-SMS tem como objetivo geral fortalecer a integração entre ensino/serviço/comunidade promovendo equidade de gênero e raça das mulheres trabalhadoras da Atenção Primária em Saúde e do SAMU, além das atuantes nos serviços de saúde da UCS complementares ao SUS. São disponibilizadas 32 vagas para bolsistas e a mesma quantidade para voluntários e para cadastro de reserva entre estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Comunicação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Já em Bento Gonçalves, intitulado Promovendo a Saúde Mental das(os) trabalhadoras(es) da UPA 24hs, o projeto visa caracterizar o perfil de saúde mental dos profissionais considerando os marcadores de gênero e raça; implementar ações específicas para reduzir o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho; e qualificar mecanismos institucionais para promoção e reabilitação da saúde mental das trabalhadoras(es). São destinadas 16 vagas para bolsistas e o mesmo quantitativo para voluntários e para cadastro de reserva entre acadêmicos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Direito e Pedagogia.

O PET-Saúde, em sua 11ª edição e com o tema “Equidade”, contempla iniciativas para o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS.