IMHC participa da programação caxiense ligada à Semana Nacional de Arquivos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/06/2022 | Editado em 08/06/2022

Colóquio terá lançamento em formato digital de filme em rolo do fundo documental da Metalúrgica Abramo Eberle S.A datado de 1932, considerado o registro mais antigo já catalogado na cidade neste tipo de suporte. Migração de mídia foi realizada pelo IMHC.

Integrando a programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos, com ações viabilizadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, o Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS estará representado no XVIII Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami nesta quinta-feira, 9 de junho.

A partir das 19h30min, o evento, aberto ao público, terá o lançamento em formato digital de um filme em rolo, integrante do fundo documental da Metalúrgica Abramo Eberle S.A., encomendado pela empresa durante a realização da Festa da Uva de 1932.

Participarão as equipes envolvidas no trabalho de digitalização do filme, considerado pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA) e pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS (IMHC), responsável pela migração de mídia, o registro mais antigo já catalogado na cidade neste tipo de suporte.

O processo de digitalização do filme foi realizado por meio de contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (PMCS), Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), no ano de 2020, em que outros 25 filmes em rolo também foram contemplados. Os filmes abordam diferentes temáticas, desde propaganda de obras executadas pelo poder público municipal em diversos anos até edições da Festa da Uva.

O filme traz cenas em movimento inéditas da Festa da Uva de 1932, do pavilhão de exposições na praça Dante Alighieri, de Abramo Eberle no estande da empresa na Festa, e da visita do embaixador italiano Vittorio Cerutti e comitiva ao interior da Metalúrgica Abramo Eberle, então localizada nos antigos prédios da fábrica na Rua Sinimbu.

Outras autoridades políticas do Estado e da cidade aparecem no filme, como o interventor (governador) general Flores da Cunha, o prefeito Miguel Muratore, o ex-intendente municipal, então diretor da Estação Experimental de Viticultura e Enologia, Celeste Gobatto, e o então presidente da Festa da Uva e, mais tarde, prefeito municipal, Dante Marcucci.

Durante o Colóquio, serão compartilhadas mais informações sobre o contexto histórico de produção do filme e as cenas que aparecem serão contextualizadas pelas equipes do Arquivo Histórico e do IMHC.

Imagens: Frames do filme “A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia”. Caxias, 1932. Autoria Estabelecimento Cinematográfico de A. Botelho Film, RJ. Fundo Documental Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Acervo: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.