José Quadros dos Santos entra para a Galeria dos Ex-Presidentes da FUCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/08/2024 | Editado em 13/08/2024

Autoridades acadêmicas e representantes da comunidade destacaram o trabalho e legado da gestão 2019/2023

José Quadros dos Santos destacou o trabalho de sua equipe

“Levarei no coração esse momento como um dos mais importantes da minha vida”. Com essas palavras, o ex-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) José Quadros dos Santos encerrou seu discurso na cerimônia de descerramento da placa que leva seu nome na Galeria de Ex-Presidentes da instituição, localizada no segundo andar do Bloco A do Campus-Sede. A solenidade ocorreu dia 12 de agosto e reuniu autoridades acadêmicas e representantes do poder público e de entidades de classe de Caxias do Sul.

Quadros presidiu a FUCS de fevereiro de 2019 a maio de 2023, período no qual foram viabilizados avanços importantes para a Fundação e suas mantidas – Universidade de Caxias do Sul, Cetec, UCSfm e Hospital Geral. Ao lado do vice-presidente Gilberto Belini e dos conselheiros, Quadros considera como maior legado de sua gestão o projeto e a execução da obra de ampliação do Hospital Geral. “Foi um período de muito trabalho, e de muitas incertezas devido à pandemia. Mas foi também um período de muita colaboração e conquistas. Sinto-me honrado em ter ocupado essa cadeira, com o sentimento de dever cumprido”, disse.

Quadros recebeu homenagem de Dom José Gislon

O presidente da FUCS e bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, discursou em agradecimento ao trabalho de Quadros e dos funcionários da Fundação e de suas mantidas durante sua gestão. “Vocês tiveram força de espírito para manter o barco navegando em águas revoltas. É com gratidão que fizemos essa homenagem”, destacou Gislon.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, ressaltou a organização como uma das principais características de Quadros. “Essa organização traduziu-se em conquistas acadêmicas muito bem orquestradas, e propósitos que devem perpetuar-se na Instituição”, lembrou o reitor. Para o diretor-geral do HG, Sandro de Freitas Junqueira, a construção e operacionalização do anexo do Hospital durante a gestão do ex-presidente representa o alcance comunitário da Fundação, uma vez que beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas de Caxias e região. “Muitos não acreditavam que isso seria possível, e hoje todos os leitos estão em operação. Foi uma grande conquista”. Sandro Padilha, diretor-geral da UCSfm, agradeceu pelas notáveis contribuições à emissora viabilizadas no período à frente do Conselho Diretor, entre elas a mudança do espaço físico dos estúdios. “As novas instalações da UCSfm no Campus-Sede são consideradas por todos nós um símbolo de seu legado”, enfatizou.

Fotos: Bruno Zulian