Juntas Somamos, Grupo de Estudos Feministas da UCS, lança fanzine

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/05/2022 | Editado em 08/08/2022

Com download gratuito, primeira edição tem como tema Mulheres na Política.

O Juntas Somamos, Grupo de Estudos Feministas da Universidade de Caxias do Sul, lançou nesta quarta-feira, 4 de maio, seu primeiro fanzine. A criação nasce da pluralidade compartilhada pelo grupo, para expressar a vontade de falar de diversos assuntos com outras linguagens, imagem e texto unidos como forma de expressão e debate.

A primeira edição tem como tema Mulheres na Política e traz entrevistas com duas mulheres que ocuparam este espaço em diferentes contextos históricos: D. Dercy Furtado, eleita em 1972 a primeira vereadora na história de Porto Alegre, e Estela Balardin, eleita em 2020 como a vereadora mais jovem do município de Caxias do Sul.

Há, ainda, um ensaio da designer Bibiana Serpa, e uma resenha do livro O País das Mulheres, de Gioconda Belli.

O fanzine é uma iniciativa das professoras Aline Fagundes, Aline Passuelo e Maíra Costa produzido por muitas mãos, contando nesta edição com as professoras Ana Camardelo, Waleska Santos e o professor Bruno Rigon, além das estudantes Laura Webber, Maria Antônia Hack e Valquíria Freiberger.

Baixe gratuitamente em bit.ly/zinejs e saiba mais no Instagram @juntassomamos.

Juntas Somamos
O grupo Juntas Somamos discute os diversos feminismos e sua interface com diferentes perspectivas analíticas e de ação: criminologia, ciências sociais, políticas públicas e design.

As reuniões focam na leitura acadêmica, mas, também, na troca de experiências, angústias, desafios e devaneios de suas participantes.

Arte: Valquíria Freiberger