Lançamento do Cansioniero Popolar – volume II exalta a preservação da memória cultural da Imigração Italiana

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/08/2022 | Editado em 18/08/2022

Obra editada pela EDUCS e organizada pelos professores Gelson L. Rech, reitor da UCS, e Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC-UCS, teve sessão de autógrafos na UCS Livraria

Lançado em evento na UCS Livraria, na quarta-feira, dia 17 de agosto, o segundo volume da obra Cansioniero Popolar reúne letras, traduções e pautas musicais de 62 cantos de imigração coletados na pesquisa realizada na década de 1980 pelo Projeto Ecirs – Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do RS.

O trabalho publicado foi organizado por Gelson L. Rech, reitor da UCS, e Anthony Beux Tessari, diretor do Instituto Memória Histórica e Cultura da Universidade, e contou com pesquisa de campo e interpretação de Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, tradução de José Clemente Pozenato, pesquisa e interpretação de Patrícia Pereira Porto, e fotografias de Aldo Toniazzo e Ary Trentin.

Durante o lançamento, a obra foi festejada pela comunidade acadêmica, pelo potencial de preservação da cultura da imigração italiana na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Cansioniero Popolar (Cancioneiro Popular) integra uma série de publicações pensadas para a celebração dos 150 anos da imigração italiana no RS, a serem comemorados em 2025.

“Não estamos apenas celebrando o lançamento de um livro, estamos celebrando a perpetuação da memória da nossa tradição de imigração italiana. Prestigiando uma pesquisa que a UCS começa nos anos 80, vai se substanciar também em discos e que tem pessoas envolvidas com paixão e dedicação”, contextualizou o professor Gelson Leonardo Rech.

Ele contextualizou a importância da UCS na preservação do acervo material e imaterial da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e reforçou a importância dos investimentos na divulgação científica das pesquisas produzidas nas últimas décadas na Universidade.

O professor José Clemente Pozenato, que participou na produção da obra, destacou também o potencial da música em articular a perpetuação da língua, como o talian.

“A canção tem uma força grande na tradição, porque as palavras voam, mas a música entra na gente. Se a palavra vem acompanhada de música, a música ajuda a guardar as palavras. Por isso, esse trabalho é fundamental para a preservação da memória, não apenas no plano intelectual, mas também no aspecto emotivo da nossa população”, destacou o escritor.

No livro, além das canções, é possível acompanhar quatro textos, relacionados ao tema da publicação:

  • O acervo do Cancioneiro Popular no Instituto Memória Histórica e Cultural, de Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech;
  • Os santeiros dos primórdios da imigração italiana na Região Nordeste do RS, de Frei Celso Bordignon e Cristine Tedesco;
  • Representações do Feminino nas canções de imigração italiana, de Patrícia Pereira Porto;
  • Anna Rech, uma imigrante acolhedora, de Gelson Leonardo Rech (trisneto de Anna Rech).

EDUCS atua na preservação cultural

A obra Cansioniero Popolar é o segundo volume de uma coleção de cinco obras e foi impressa com o selo da Editora da Universidade de Caxias do Sul comemorativo aos 150 anos da imigração italiana no RS.

Durante o lançamento, a coordenadora da EDUCS, Simone Côrte Real Barbieri, ressaltou a atuação da editora e mencionou que a obra se enquadra em uma coleção destinada à comunidade e o projeto valoriza a identidade cultural.

“Estou muito feliz de participar desse projeto, por entender e acreditar que a obra é muito importante, que traz a realidade de nossa região, é emocionante e bonito”, destacou. “É um projeto qualificado sobre a história da região e que valoriza a música, a cultura, um espaço da nossa identidade regional”, finalizou.

A UCS e os estudos em Imigração Italiana

A tradição da UCS em pesquisas sobre a Imigração Italiana tem origem na criação do Instituto Superior Brasileiro-Italiano de Estudos e Pesquisas – Isbiep, em 1974, na sua transformação em Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC, em 1991, na organização dos Simpósios Internacionais e Fóruns de Estudos Ítalo-Brasileiros, desde 1975, e na formação de diversos acervos de caráter histórico, oriundos de projetos e programas de pesquisa, que servem ainda hoje como fontes documentais para a escrita da história regional.

O livro Cansioniero Popolar dá continuidade ao projeto Sesquicentenário da Imigração Italiana no RS, coordenado pelo IMHC sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, prevendo-se: a publicação de novos estudos sobre o tema, ações voltadas à formação e disponibilização de acervos históricos, a promoção de atividades culturais e a realização de eventos científicos. A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS, mantendo a tradição de publicações na área, criou um selo específico para o sesquicentenário. Trata-se do selo La Macchina a vapore, em referência ao meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes. No conjunto das publicações, espera-se contribuir e enriquecer os estudos sobre a imigração italiana.

Fotos: Bruno Zulian