Mostra Científica e Tecnológica do CETEC premia 47 projetos de pesquisa

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/09/2024 | Editado em 06/09/2024

Um dos compromissos dos alunos vencedores será a participação na Mostraseg, já na próxima semana

A cerimônia de premiação da 12ª Mostra Científica e Tecnológica e 3ª Mostra Científica e Tecnológica Júnior do CETEC UCS, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 6 de setembro, no UCS Teatro, premiou os destaques entre mais de 260 projetos de pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento. Neste ano, foram entregues 47 distinções para cerca de 140 alunos, sendo 25 para o Ensino Médio e 22 para o Ensino Fundamental. Concorreram aos prêmios mais de 600 estudantes.

Ao longo da semana, todos os projetos foram avaliados por professores e cientistas convidados, que ouviram atentamente às apresentações, analisaram os diários de campo e os planos de pesquisa. Os estudantes foram avaliados pela expressão oral e domínio do conteúdo; organização, decoração e criatividade do painel; inovação e aplicabilidade do projeto, além da aplicação do método científico na resolução do problema.

Neste ano, chamou a atenção o número de pesquisas na área de responsabilidade social e meio ambiente:

“É reflexo também do momento atual que estamos enfrentando em função das tragédias climáticas, mas não só, porque percebemos muitas preocupações dos nossos estudantes com questões relacionadas à saúde mental, por exemplo, e até mesmo com o impacto das novas tecnologias em seu dia a dia. Muito além das premiações, precisamos valorizar o trabalho de todos nossos jovens pesquisadores ao longo do primeiro semestre”, destaca a diretora do CETEC, professora Ana Cristina Possapp Cesa.

Além dos prêmios nas categorias Continuidade do Projeto, Pesquisa em Saúde, Saúde Física, Bem-Estar e Saúde Mental, Educação, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Planejamento e Responsabilidade Ambiental e Engenharia e Meio Ambiente, também foram conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prêmio IHR Inovação e Tecnologia, conferido pelo Instituto Hercílio Randon (IHR). Assim como no ano passado, dois projetos foram contemplados e seis estudantes participarão de uma imersão para conhecer a sede do instituto, diretores e projetos específicos.

Outros destaques da premiação foram quatro projetos selecionados para a 2ª edição da International Week, semana de imersão internacional, que será promovida pela UCS, de 21 a 25 de outubro. Os trabalhos ficarão expostos no Centro de Convivência da universidade, no dia 24 de outubro, no período da tarde, e serão apresentados em língua estrangeira.

Um dos próximos compromissos dos vencedores será a participação na XVI Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha (Mostraseg), realizada no campus da UCS, na próxima semana, de 10 a 12 setembro. Além deste importante evento, foram selecionados projetos para representar o CETEC na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 21 a 25 de outubro em Novo Hamburgo.

Confira os premiados:

Mostratec

-Plano de drenagem urbana e resiliência a efeitos climáticos extremos para o município de Muçum-RS
Helena Wartha Bolzon (A2) Felipe Tomasi Caliendo (A2) Manoela Cobalchini Da Costa (A2)

-Copinhão: desenvolvimento de copo biodegradável à base da casca do pinhão
Luiza Fantin Vasata, Manuela Bernardi Zucco e Manuela Vebber Pernini

-Cura Sustentável: O Potencial das Nanopartículas de Óxido de Zinco na Regeneração de Feridas – Fase I
Eduarda Vergani (W1) Sophia Gomes Poyer (W1)

– Medicina paliativa: realmente é aplicada?
Anna Clara Mettezdolf Amaral e Catarina Rossato Milesi (9B)

– A crise do magistério no Brasil: entre a valorização retórica e a desvalorização real, uma análise crítica de como as reformas legais contribuem para o apagão de professores
Maria Laura Seibel Mugnaini (K3) Isabela Damin (D3)

Mostraseg

– Avaliação da aplicabilidade do THWatch na monitorização profissional da saúde de idosos com a implementação de Inteligência Artificial
Bibiana Mattana Tcacenco (K2) Fernanda Mandelli Celli (K2) Isabelle Castilhos de Vargas (K2)

– Análise da produção de biogás a partir de resíduos da CEASA e aproveitamento do digestato como fertilizante
Ana Luiza da Motta, Carolina Salvador Terhorst e Júlia Del Cueto Dall’Acqua (9A)

– Too Bee Or Not Bee: O uso do extrato da própolis da abelha Guaraipo-negra para combate do fungo Colletotrchum gloeoporioides
Arthur Giordano Bianchi (W1) Augusto Gobbi Greque (W1)

– Avaliação comparativa de diferentes diástases na clivagem do glúten – fase 1
Joanna Montemezzo Rocco e Marina Vebber Perini (9B)

-Desenvolvimento de um vocalizador para efetivar a comunicação de pessoas do espectro autista com dificuldades comunicativas em ambientes hospitalares
Arthur Schneid Eich (A2) Amanda Linck Bernardi (A2) Mariana Scarsi Grohs (A2)

-Além da balança: explorando os efeitos da cirurgia bariátrica
Beatriz Terres Bossi e Maria Eduarda Foppa de Souza (9B)

-Impacto dos Agrotóxicos na Contaminação de Águas de Poços Artesianos: um estudo na comunidade de Tunas Altas, localizada no distrito de Vila Oliva, pertencente à cidade de Caxias do Sul (RS)
Augusto Fochesato Tronca (W1) Gean Carlos Perondi (W1) Guilherme da Silva Loro (W1)

– Propriedades antifúngicas da Portulaca grandiflora e da Taraxacum officinale
Sofia Martini Rocha, Valentina de Antoni Lima, Valentina Muller Fortuna (8A)

– Desenvolvimento de filmes polímeros biodegradáveis a partir dos grãos de cevada e sua decomposição – Fase II.
Ana Luísa Libardi Castagna (D2) Renata Ferreto (D2) Gustavo de Oliveira Almeida (D2)

– Combate à Alelopatia com óleo de Melaleuca leucadendra
Henrique Cemin Lazzarotto, Julia Lesina Leonardt e Luana Andrade Touguinha (8A)

– Fabricação de uma prótese biônica mimética a partir de filamento PET.
Franco Giuseppe Nardi (Z2) Júlia Spica Pilau (Z2) Rafael Constante Guarnieri (Z2)

– Protótipo de localização indoor para deficientes visuais no setor hortifruit. Fase II
Érica Andressa Covre (K2)

– Desenvolvimento de um bioplástico a partir da casca do amendoim
Gabriel Garlet (Z2) Gabriel Signori Tregansin (Z2) Mateus Longo Sebben (Z2)

-SAPO (Serviço de Apoio Psicológico Online) Segunda Fase
Cauã Melo Portela (K2) Jaison Cassiano Lorenzetti Júnior (K2) Lucas Günther Corrêa (K2)

-VOC’SCAN: Sistema de detecção de câncer pulmonar por análise de compostos orgânicos voláteis utilizando cromatografia gasosa
Nicole Seimetz Larcipretti (K3)

Prêmio IHR

– Aplicabilidade do extrato do casca da semente da Araucária angustifolia na produção de bioplástico – Parte 2
Das estudantes Ana Luiza da Rosa Ferreira (Z2), Emili Debaco da Rosa (Z2) e Nicole Tomazi Sandri (Z2)

– Dispositivo de prevenção de câncer de pele.
Dos alunos Alice Zobaran Basso, Amanda Pereira Antunes e Leonardo Borda de Oliveira.

International Week

– Mapeamento geoespacial e estratégias de conservação das abelhas nativas sem ferrão (Meliponini) em Caxias do Sul – Brasil
Brenda Rosa Nienov (A2) e Maria Luiza Taques(A2)

– Natureza do filtro: explorando o poder das macrófitas na filtragem de águas resuduais – Fase 1
Giovana Cecconello, Giullia Tiemi Uehara Bernardi e Maria Guilhermina Seibel Mugnaine (7A)

– O uso de ferramentas de inteligência artificial por estudantes do ensino médio no seu processo de aprendizagem.
Danieli Medeiros (O1) Lorenzo Zanette Mattana (O1) João Pedro Somensi Gonçalves (O1)

– Neurogênese: uma análise de da regeneração cerebral e evolução na última década
Geórgia Coppetti Hofler, Laura Lundgren de Oliveira e Stella Salvador Massochini (7A)

Destaque Continuidade do Projeto

Investigação do Potencial Antifúngico do Óleo Essencial Extraído do Butia Yatay, Por Meio de uma Análise in vitro – Fase I
Estudantes: Eduarda de Quadros Piccoli (W1) Sofia Buzin Modena (W1) Ana Júlia Lourenci Mattana (W1)

Anorexia e pandemia: tem a ver?
Estudantes: Enzo Salvador Bossle e Isadora Maria Malicheski Sgarbossa (8A)

– Telha Sustentável a Base de Resina Epóxi e Casca de Pinhão.
Guilherme Matté (S1) Henrique Casagrande Bortolini (S1) João Henrique Miotto Evaldt (S1)

– Audiobook da biografia de jovens com deficiência visual
Estudantes: Alice Miranda de Martini, Isadora Aguiar Ferreira e Rafaela Busetti Ruaro (7B)

– Animais de grafeno: tecnologia em prol da natureza- Fase 2
Flávia Fernanda Lucchese Barazzetti (W1) Valentina Kraemer (W1)

Destaque Pesquisa em Saúde

– Avaliação da eficácia do cloreto de potássio como uma intervenção no controle das larvas do mosquito da dengue e seu impacto na promoção da saúde pública em Caxias do Sul.
Luciane Backes Welter (K2) Maria Eduarda Portal Casagranda (K2)

– Mânima: Promovendo a Compreensão Psicológica Através da Tecnologia
Maria Clara Ribeiro Da Costa (K2) Maria Eduarda Agustini (K2) Marina Botomé Maccari (K2)

– Cicatrização de úlceras diabéticas com o emprego de mel e própolis (fase dois)
Ana Carolina Miorelli Adami (E1) Ana Luiza de Chagas (E1)

Destaque Saúde Física

– Baú de Memórias do Alzheimer
Nícolas Biazus, Matheus Conte Gomes e Rodrigo Spiandorello Figueró (6A)

– Prática de atividades físicas e cognição
Miguel de Quadros Pisoni e Oliveira e Rafael Amantino Rech (7B)

Destaque Bem-Estar e Saúde Mental

– A influência do convívio diário com gatos na Síndrome de Burnout
Laura Lenz (9B)

– Vício em telas
Leonardo Terres Bossi e Rafael Gorgen Vanazzi (7A)

Destaque Educação

– Classificação dos métodos mais eficazes no processo de alfabetização testados por meio de atividades para crianças do 2° ano do ensino fundamental.
Letícia Rusch da Rocha (E1)

– Da conscientização à Ação: Capacitando Jovens a uma Vida Segura no Trânsito
Leticia Yasmin Dallegrave (K2) Nathalia Fioreze Lima (K2) Pedro Mota Viali dos Santos (K2)

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente

– Lar doce coco
Francesca Festugato Toigo, Manuela Becker e Sophia Coelho de Andrade Griebeler (6A)

– Criação de uma ecobag a partir das fibras da folha do Butia eriospatha
Clara Gasparini Paese (D2) Laura Marchioro da Silva (D2) Leticia Girotto Baldin (D2)

– Combate ao fungo Botrytis cinerea e ação fungicida com extrato e óleo essencial de pimenta-preta
Bianca Camargo Calgaro e Luiza Lazzarotto (9A)

Categoria Planejamento e Responsabilidade Ambiental

– Enchentes: de quem é a culpa?
Isabella Arguedas-Ribeiro (9A)

– Desvendando os resíduos das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024: análise, impacto e soluções sustentáveis
Isabell Eloise Hoeppner Radice e Julia Scholl (8A)

Destaque Engenharia e Meio Ambiente

– Biodigestor para gás natural com resíduos da escola CETEC Fundamental
Augusto Marques dos Passos, Maximiliano de Oliveira Colombi e Miguel Kuckertt Scopel (7B)

– Blocos de concreto à base de flakes de PET
Guilherme Gonçalves Zardo, Guilherme Luís Armiliato Cardoso e Marco Antônio Carra Olmi (7B)

Fotos: Gustavo Ascari