Mostra Científica e Tecnológica do CETEC reúne mais de 260 pesquisas na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/08/2024 | Editado em 03/09/2024

Edição destaca-se pelo aumento de projetos voltados para o tema das tragédias climáticas

A 12ª Mostra Científica e Tecnológica do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC UCS), aberta na segunda-feira, dia 2 de setembro, reúne projetos de nível Médio e Técnico. Na quarta-feira, dia 4 de setembro, também será inaugurada a 3ª edição da Mostra Científica e Tecnológica Júnior com os trabalhos de estudantes do 6º ao 9º  ano do Ensino Fundamental. Ao todo, até o dia 6 de setembro, serão expostas mais de 260 pesquisas nos ginásios 1 e da 2 Vila Poliesportiva da UCS.

O evento científico reúne os resultados da investigação de cerca de 600 estudantes em 14 áreas do conhecimento – 185 projetos de pesquisa no Ensino Médio e Técnico e 75 no Fundamental. O que mais chama a atenção nesta edição é o aumento de trabalhos científicos voltados para o tema das tragédias climáticas.

A diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, ressalta que o objetivo da mostra, desde a sua origem, é conectar os estudantes com as necessidades da sociedade, desenvolvendo desde cedo o pensamento crítico e científico, em busca de soluções inovadoras. “E dentro dos nossos princípios de formação humanística, o maior interesse por pesquisas que auxiliem as pessoas a lidar com a realidade que já se apresenta, de fortes impactos econômicos e sociais provocados pelas mudanças climáticas, está alinhado com o olhar sensível dos nossos estudantes, professores e com as conexões que promovemos com agentes de transformação”, explica a diretora.

O coordenador da 12ª Mostra Científica e Tecnológica do CETEC UCS, professor Gustavo Rubbo Siqueira, cita alguns exemplos de projetos nesta área: “Há estudos sobre os impactos das enchentes de maio em cidades específicas, caso de Muçum, no Vale do Taquari, e até o caso de um grupo de pesquisadores que criou uma plataforma para cadastros de voluntários para atuar em emergências”, elenca.

Os projetos serão avaliados por mais de 120 professores e os premiados se credenciam para outros importantes eventos científicos regionais, como a XVI Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha (Mostraseg), que será realizada no campus da UCS de 10 e 12 de setembro, e até internacionais, como a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 21 a 25 de outubro em Novo Hamburgo, e a International Week, que ocorre na mesma semana na UCS.

Parceria renovada com o IHR

O sucesso da aproximação do CETEC com o Instituto Hercílio Randon (IHR) no ano passado, com a criação de uma nova premiação na Mostra Científica, resultou na renovação da parceria entre a instituição de ensino e o instituto de pesquisa. Dois projetos serão contemplados com troféus do Prêmio IHR. Além disso, seis estudantes participarão de uma imersão para conhecer a sede do instituto, diretores, coordenadores de projetos, além de experimentarem a aplicabilidade da pesquisa, conferindo alguns testes no campo de provas do Centro Tecnológico Randon, em Farroupilha.