Na trilha para a exportação: curso de Comércio Internacional da UCS apoia Núcleo PEIEX, da Microempa

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/09/2022 | Editado em 09/09/2022

Acadêmicos e professores desenvolveram pesquisas e análises de caráter comercial, logístico e financeiro para dar suporte à inserção internacional de empresas

Guilherme Bergmann, Simone Fonseca de Andrade Klein e Gustavo Fröhlich

Práticas profissionais que, além de capacitarem os estudantes para uma atuação competente no mercado de trabalho, contribuam para o desenvolvimento econômico regional”. Esse foi, segundo a coordenadora do curso de Comércio Internacional da UCS, professora Simone Fonseca de Andrade Klein, o objetivo de um relevante projeto voltado a apoiar a internacionalização de empresas da Serra Gaúcha, desenvolvido há poucos meses a partir de uma parceria entre a Microempa – Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS e a Universidade de Caxias do Sul.

A partir de edital da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Microempa lançou regionalmente um Núcleo Operacional do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação em novembro de 2021, tendo como meta atender e capacitar com vistas à internacionalização mais de 120 empresas até 2023, nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim. Convidada a compor o conselho consultivo do Núcleo, a UCS, por meio dos alunos do curso de Comércio Internacional, desenvolveu pesquisas e análises de caráter comercial, logístico e financeiro para dar suporte à inserção internacional de dez empresas selecionadas e indicadas pela Microempa.

De acordo com Gustavo Fröhlich, monitor do Núcleo PEIEX/Microempa, “o universo do Comércio Internacional abrange diversas etapas e procedimentos e, muitas vezes, por não terem um domínio sobre estes assuntos, as empresas se sentem intimidadas e desistem de atuar internacionalmente em função dessas variáveis e incertezas”. Conhecedores dessa realidade, professores e alunos do Curso de Comércio Internacional dedicaram-se ao projeto “Mini-estudo de viabilidade de exportação”, concebido e supervisionado pelo professor Guilherme Bergmann, no âmbito da disciplina de Processo de Exportação, turmas de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves, envolvendo a interação e a colaboração dos estudantes com a equipe do PEIEX/Microempa para que, juntos, oferecessem informações e análises de alta qualidade às empresas, seguindo métodos e critérios científicos. Conforme Bergmann, “o projeto permitiu que os alunos tivessem um importante contato prático com a área, além de gerar resultados relevantes para as empresas participantes do PEIEX envolvidas na parceria”.

Os acadêmicos participantes reconhecem e enfatizam o aprendizado resultante da iniciativa. Para o estudante Thiago Cadini, consistiu em “um trabalho instigante, desafiador e muito gratificante”. Na opinião da aluna Catherine Pasa Dorneles, “foi um projeto de nível profissional; aprendi muito e recomendo como experiência para o estudo de Comércio Internacional”. O propósito social é destacado pelo acadêmico Guilherme Borsoi, que afirma ter sido “uma experiência extremamente construtiva, que capacita profissionais ao verdadeiro dia a dia de mercado, além de contribuir com a sociedade de forma efetiva”.

A intenção, conforme exposto pela coordenadora do curso de Comércio Internacional, é de repetir, fortalecer e ampliar continuamente ações como essa, que agregam ainda mais valor à formação acadêmica e profissional, além de contribuírem à expansão do comércio exterior brasileiro. Nesse sentido, também destaca Gustavo Fröhlich: “queremos mostrar que existem diversas ferramentas e parceiros que apoiam as empresas na sua jornada internacional e que, desta forma, tanto a UCS como o PEIEX mostram que, com planejamento, ferramentas e entidades de apoio, a jornada internacional pode ser bem mais acessível para as empresas iniciantes”.

A saber: implementado há mais de 13 anos no Brasil, o programa PEIEX já atendeu mais de 25 mil empresas em todos os estados brasileiros.

Foto: Bruno Zulian