Obra publicada pela EDUCS é premiada no Concurso Anual Literário de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/06/2022 | Editado em 15/06/2022

Vencedor do Prêmio Vivita Cartier 2022 foi o livro Morena uma História de Amor e Guerra, de Matusalem Roberto Ferreira.

O livro Morena uma História de Amor e Guerra, escrito pelo autor Matusalem Roberto Ferreira e publicado pela Editora da UCS – EDUCS, foi o vencedor do Prêmio Vivita Cartier 2022 no 56º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. A categoria Obra Literária (Prêmio Vivita Cartier) tem como objetivo reconhecer e valorizar escritores que já tenham publicado pelo menos um livro, tanto de Caxias do Sul quanto das demais cidades da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

Matusalem Roberto Ferreira é caxiense, nascido em 1951. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, é funcionário público inativo e autor de De Vasco Fernandes Coutinho até nós, os Ferreiras: 500 anos de Brasil, livro-base para a obra vencedora do concurso. Além do livro premiado, publicou pela EDUCS poesias na obra Com Licença Poética.

O romance Morena uma História de Amor e Guerra, publicado em 2021, retrata uma família que viveu no campo e lutou pela sobrevivência, a partir da Lei Áurea e da Proclamação da República, com todos os conflitos políticos, com todas as nuanças, com todas as desilusões e com todos os amores. Uma família autenticamente brasileira, que fez sua história e participou da história da nação.

A cerimônia de entrega da premiação ocorre nesta quarta-feira, 15 de junho, às 18h30, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.