Observatório do Trabalho divulga boletim Mulheres e Mercado de Trabalho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/03/2022 | Editado em 08/08/2022

Estudo apresenta panorama das mulheres empregadas no mercado formal de trabalho caxiense em 2021, quando número de empregos femininos conquistou maior patamar desde 2017. Dos aproximadamente 8 mil postos criados no ano, 53% pertenciam a mulheres.

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul publica o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho, com o objetivo de identificar a participação da mulher no mercado formal de trabalho no município de Caxias do Sul em 2021. O estudo, em sua 13ª edição, também propõe detectar os efeitos da crise do novo coronavírus no mercado de trabalho no segundo ano da pandemia.

Dentre os dados apresentados estão o número de admissões e desligamentos, o saldo de mulheres por setor, além da participação feminina por escolaridade e da movimentação por faixa etária. São fontes do estudo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2020 e o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (novo Caged), para a obtenção das informações de 2021.

De acordo com o boletim, em 2021, com a abertura de 4,2 mil vagas ocupadas por mulheres, foi atingido o número de 73,1 mil empregos femininos, maior patamar desde 2017. Dos aproximadamente 8 mil postos de trabalho criados no ano, em Caxias do Sul, 53% das vagas pertenciam a mulheres.

O setor da Indústria, com o maior número de empregos no município, foi o que mais contratou mulheres no período, com 1,9 mil vagas abertas. O setor de Serviços foi o segundo a admitir mais mulheres, com 1,5 mil postos criados. Esse setor conta com a maior participação feminina, com 62,3% da sua força de trabalho sendo constituída por mulheres.

Saiba mais: acesse o documento completo.

Mais informações podem ser conferidas na página do Observatório do Trabalho.