Orquestra Jovem UCS LionsEduC se apresenta na Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/10/2023 | Editado em 10/10/2023

Concerto ocorre no dia 11 de outubro, às 16h, no Palco Principal do evento literário

A Orquestra Jovem UCS LionsEduC se apresenta nesta quarta-feira, às 16h, no Palco Principal da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A formação reúne jovens de 10 a 14 anos que têm aulas desde outubro do ano passado através de uma iniciativa do LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e a Escola de Música da UCS.

Formada por 50 jovens, a Orquestra Jovens UCS LionsEduC investe na formação dos estudantes através oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. As apresentações ao público integram o processo formativo dos integrantes da Orquestra.

A apresentação começa com uma abertura didática, quando são executados trechos de músicas, seguindo com um repertório que inclui O Marisco / Trem de Ferro, Frère Jacques (Tradicional); Brilha, Brilha Estrelinha (Tradicional); Finlândia (J. Sibelius); Conversations (Lee Ewing); Cânone em Ré (J. Pachelbel); Greensleeves (Tradicional); Instinct (Brian Balmages); e Bella Ciao (Tradicional).

O projeto de formação e apresentação dos jovens músicos segue diferentes etapas. A fase atual, com os próprios alunos envolvidos nessas apresentações, permite demonstrarem o domínio teórico e prático nas atividades. As apresentações são inclusivas, contando com intérprete de libras.

A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e à Escola de Música da UCS com apoio do curso de Licenciatura em Música da Universidade. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves e as atividades se inserem no contexto do UCS Cultural, setor coordenado por Moacir Lazzari, e da Escola de Música da UCS, coordenada pelo professor Vitor Manzke. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Randoncorp, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é do Ministério da Cultura.

Fotos: Tatieli Sperry