Parceria entre UCS e Frasle Mobility potencializa competitividade de produtos da marca

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/12/2023 | Editado em 14/12/2023

Cooperação para pesquisa dedicada à aplicação de novos materiais em autopeças foi desenvolvida com formato inédito para a Universidade. Resultados impulsionados pelo modelo foram celebrados em visita de comitiva da Instituição à empresa, na última semana 

Celebrando o sucesso do modelo de envolvimento, no dia 5 de dezembro uma comitiva da UCS visitou a empresa acompanhando os processos produtivos no ambiente onde as peças são desenvolvidas. Da esquerda para a direita: gerente de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da Frasle Mobility, Diego Masotti, coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Rodrigo Zeilmann, diretor superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp, César Augusto Ferreira, chief operating officer da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, diretor de Engenharia e Vendas OEM da Frasle Mobility, Alexandre Casaril, pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, e coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da pró-reitoria, professor Matheus Parmegiani Jahn.

Hoje com resultados notáveis, o acordo de cooperação entre Universidade de Caxias do Sul e Frasle Mobility, assinado em 2017 e desenvolvido desde então, marcou o estabelecimento de uma parceria estratégica que uniu a dedicação inovadora da UCS, via agência de inovação UCSiNOVA e Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT), ao investimento, pela Frasle, de mais de R$ 2,6 milhões e de mais de 3 mil horas dos colaboradores envolvidos no projeto.

Resultado do projeto, a nova matéria-prima com potencial de aumentar a competitividade dos produtos de fricção da marca Fras-le já teve comprovada a viabilidade da aplicação nos produtos destinados ao mercado ferroviário. Foram constatados ganhos significativos em custo de materiais, otimização de processos de fabricação e maior desempenho em durabilidade do produto, podendo chegar a um TCO (Total Cost of Ownership) cerca de 30% melhor para o cliente final. Outro destaque, esse de viés sustentável, tem a ver com o ciclo de vida do produto, que mostrou uma redução superior a 40% na pegada de carbono em comparação com o que o mercado utiliza atualmente.

Processos foram apresentados pelos técnicos da Frasle. Ao centro, o coordenador de produção na Fras-le, Valdeci Dutra dos Santos.

Enquanto os pesquisadores ligados à Universidade, com coordenação do professor do PPGMAT Robinson Carlos Dudley Cruz, focaram na geração de informações fundamentais sobre a nova matéria-prima, as equipes de engenharia de produtos da Frasle Mobility concentraram-se no desenvolvimento de um produto e na aplicação em campo para potencializar a competitividade e mensurar performance e benefícios ambientais.

O modelo de cooperação foi inédito para a UCS pela característica de compartilhamento de riscos e resultados do projeto, do ponto de vista acadêmico e de negócios. “A inovação é fruto de pesquisa, que é a nossa expertise”, afirmou o reitor Gelson Leonardo Rech sobre os resultados à ocasião da apresentação da iniciativa ao público no Simpósio de Materiais Avançados da 2ª Feira Brasileira do Grafeno na UCS. O rigor científico, a infraestrutura laboratorial de referência e a vocação inovadora possibilitam a interlocução da Academia com o mercado em iniciativas de impacto no mundo produtivo.

Fotos: Sheila Andreola