Participantes da UCS no Desafio Sou de Algodão expõem coleções no Campus 8

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/10/2024 | Editado em 04/10/2024

Looks, fotografias e desenhos das criações das acadêmicas integram mostra aberta ao público de 7 a 17 de outubro

Coleção “Ato de Sentir”, de Luana Giacomin Galafassi

Acadêmicas do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul que tiveram seus trabalhos selecionados para participar da terceira edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores agora expõem suas coleções na Galeria de Arte do Campus 8. Aberta ao público, a mostra de looks, fotografias e desenhos das criações ocorre entre 7 e 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Coleção “Rutendo” de Thaynê Barbara de Momi

Júlia Santini Reinheimer (coleção “Amour Dure”); Júlia Faé e Tainá Bortolini (coleção “Anima”); Luana Giacomin Galafassi (coleção “Ato de Sentir”); Marília Valmorbida (coleção “Protopia”); e Thaynê Barbara de Momi (coleção “Rutendo”) representaram a UCS no concurso nacional. Luana, Marília e Thaynê chegaram até a semifinal regional. Promovido pelo movimento Sou de Algodão e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o Desafio estimula o uso da matéria-prima na cadeia têxtil e na moda, além de revelar novos talentos neste cenário.

Coordenador do curso de Moda da UCS, o professor Renan Isoton reforça que a exposição valoriza e dá visibilidade às produções das alunas que participaram do desafio. O concurso leva à descoberta de novos talentos do setor e contribui à premissa do movimento Sou de Algodão, de desenvolvimento e renovação da moda brasileira. “Quem visitar a mostra vai ter uma ideia quase que completa da coleção, desde a concepção do processo criativo, com os textos, croquis e fotografias, até o look final confeccionado”, explica.

Sobre Sou de Algodão

O movimento foi criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final a partir de ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação