Pedro Henrique, do Internacional, conversa com atletas da categorias de base da APAFUT/UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/09/2022 | Editado em 06/09/2022

Jogador esteve na Vila Poliesportiva da Universidade na segunda-feira, 5 de setembro, aproveitou para falar sobre a vivência internacional e também distribuiu conselhos e autógrafos

Velocista em campo, Pedro Henrique costuma gerar preocupação na defesa adversária, quando pega a bola na intermediária e parte para cima dos zagueiros. Fora do campo, ele também mostrou rapidez e disposição para bater um papo com atletas da APAFUT, na Vila Poliesportiva da UCS, em Caxias do Sul. Menos de 24 horas após enfrentar o Corinthians, em São Paulo, na Neo Química Arena, o jogador, que entrou no segundo tempo da partida, esteve na Universidade, distribuiu autógrafos e conversou com crianças, adolescentes e jovens que integram as categorias de base. 

Durante a conversa que durou mais de uma hora, o atleta relatou as experiências vividas durante a carreira, especialmente, em torno das incursões internacionais realizadas. Pedro Henrique Konzen é gaúcho, nasceu em Santa Cruz do Sul e iniciou a carreira profissional no Avenida, jogando o Estadual de 2010. No ano seguinte, em 2011, ingressou no Caxias e, daqui, saiu para o futebol internacional.

O jogador coleciona passagens por times ao redor do mundo, em territórios europeus e asiáticos, com títulos como a Copa da Grécia, o Campeonato Grego e a Copa da Suíça. Na Suíça, passou pelo FC Zurich; na Grécia, integrou o grupo do PAOK e, na Turquia, atuou pelo Sivasspor. A lista de clubes não para por aí: ele já atuou por Kayserispor, Rennes, Qarabag FK e FC Astana.

Durante a conversa com os jovens atletas, ele foi questionado sobre os cuidados que mantém com a saúde física, as dificuldades enfrentadas ao longo da carreira e também recomendações para obter bom desempenho no esporte. Ele reforçou os aspectos que envolvem a disciplina para o futebol de alto rendimento, detalhou a preparação física e estimulou os garotos a dedicarem treino e esforço nas suas principais dificuldades no futebol, de forma a superá-las.

Na resenha, ele destacou ainda o carinho que tem por Caxias do Sul, especialmente, porque foi aqui, no time do Caxias, que ele realizou a transição das categorias de base para o profissional, etapa que considera bastante difícil. “Eu não nasci em Caxias do Sul, mas renasci aqui”, declarou. 

Sobre a APAFUT

A APAFUT é uma Associação surgida em Caxias do Sul, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, e que tem por objetivo a formação de atletas e cidadãos dentro do futebol. Realiza suas atividades na Vila Poliesportiva da UCS nos turnos da manhã e da tarde, com as categorias de base de 5 a 17 anos. Atualmente, conta com mais de 200 atletas.

Foto: Bruno Zulian