Pesquisa e Inovação impulsionam atuação que destaca a UCS no cenário do Ensino Superior

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/07/2023 | Editado em 17/08/2023

Junto ao Ensino e à Extensão, pilares fundamentam movimentos institucionais e perspectivas de trabalho e desenvolvimento compartilhados no Encontro da Reitoria com os Professores, em preparação para o novo semestre

O novo semestre letivo se inicia no dia 31 de julho, feito por muitas mãos, como toda a história da Universidade de Caxias do Sul. Em preparação para o período, o tradicional Encontro da Reitoria com os Professores, realizado na segunda-feira, dia 17, foi oportunidade de reverenciar todos os que fizeram e fazem parte dos 56 anos da Instituição, destacar a excelência e repactuar os laços e compromissos que unem gestores acadêmicos, docentes e funcionários.

Apontando projetos estruturantes alinhados ao planejamento estratégico 2022-2026, o reitor Gelson Leonardo Rech referiu o potencial da pesquisa conectada à inovação – diferencial da Universidade – de destacar ainda mais a Instituição no cenário da Educação Superior, somadas aos pilares do Ensino e da Extensão. Hoje, conforme pontuou, a UCS acolhe cerca de 50 empresas que trabalham em 119 projetos de pesquisa, e para uma atuação fortemente conectada ao mundo produtivo, exaltou a importância da qualificação e do trabalho dos docentes enquanto pesquisadores.

Movimentos

Na perspectiva de trabalho e desenvolvimento, são enfoques institucionais: o fortalecimento da inovação; a re(i)novação curricular, com pilar no Humanismo; o Programa UCS Digital, que une o EaD a vivências universitárias multicampi; a ampliação de vagas para o curso de Medicina no Campus-Sede e abertura de novos cursos – inseridos em um contexto de trabalho que levou à elevação do conceito de vários cursos de graduação; novos cursos de Mestrado e Doutorado; o fomento à internacionalização; e o processo de recredenciamento institucional pelo MEC.

Caminho

Com foco na missão institucional de promover a formação integral das pessoas por meio da produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável, e com os valores institucionais sempre em mente, como indicou o reitor, “a UCS sabe para onde vai”. Esse caminho tem como horizonte a visão de ser a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul.

No encontro entre aqueles que ensinam e todos os que desejam aprender, professores e coordenadores inspiram e cativam alunos no universo UCS. Nesse processo, o reitor reforçou elementos que considera fundamentais: equilíbrio entre a natureza comunitária da UCS e as estratégias necessárias para a realização de entregas competitivas; o relacionamento, cultivado entre colegas, estudantes e entidades conectadas; e o propósito, que envolve a construção de sentido para o trabalho que é realizado pela missão institucional. “Somos uma grande Universidade!”, celebrou entre aplausos, com o engajamento e comprometimento da força docente que é face da Instituição perante os seus públicos.

Inteligência Artificial na Docência

No impulso à pesquisa e à inovação, o evento teve um bate-papo sobre a Inteligência Artificial na Docência com os pesquisadores Carine Webber, Leandro Corso e Elisa Boff, que compartilharam um panorama da IA e sua relação com a atividade docente, mobilizando à reflexão sobre impactos e transformações no ensino e na sociedade.

Elisa contextualizou que já se convive com a IA, presente nos sistemas de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos utilizados diariamente, que envolvem técnicas, dados e algoritmos. Para a professora Carina, a Inteligência Artificial se relaciona a todas as áreas do conhecimento, que podem se beneficiar de sua importância. Nesse contexto de disrupção e transformação social que orienta, pontuou a importância de uma regulação relacionada. O professor Leandro constatou o impacto da IA nas profissões e situou seu potencial como aliada, uma ferramenta que pode potencializar o trabalho de pesquisadores em processos como análise de grandes volumes de dados. Na relação com a docência, como acrescentou a professora Elisa, é preciso entender a IA para poder aplicá-la, inclusive com reflexos na ampliação das estratégias e dinâmicas de aprendizagem. “Precisamos formar estudantes para usar de forma crítica, reflexiva, responsável e ética”, concluiu.

Reitor, vice-reitor e pró-reitores da UCS, junto ao vice-presidente da FUCS, ladeiam os homenageados.

Mérito Científico

A outorga solene da medalha Virvi Ramos – Mérito Científico 2023 da UCS foi entregue a seis docentes destaques na produção e desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na região, no Estado e no País, pesquisadores PQ (bolsas de mais alto nível do CNPq, destinadas a pesquisadores de destaque em suas áreas) que captaram recursos em seus projetos. A honraria leva o nome do Dr. Virvi Ramos, um dos fundadores e incentivadores da UCS, primeiro reitor da Instituição. “A ciência transforma e melhora o mundo”, afirmou o reitor Gelson Leonardo Rech, definindo como inspirador o trabalho dos professores homenageados:

Reconhecimento

Na oportunidade, o vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, transmitiu aos docentes e homenageados a satisfação da entidade ao ver a UCS coroar o êxito dos professores. “A Fundação quer ver suas mantidas exercerem suas atividades de forma livre, espontânea, em uma atmosfera de cordialidade, afabilidade e entusiasmo. Parabéns a todos!”.

A presidente da Associação dos Docentes da UCS, Marlova Jaqueline Macedo Mendes, reforçou os objetivos da entidade, fundada há 43 anos, para integrar os professores e promover seus interesses, representados nas várias instâncias acadêmicas, “com caráter participativo da comunidade acadêmica, em um espaço democrático para buscar melhorias aos associados”.

O evento teve ainda a bênção do padre Eleandro Teles, apresentação do Quarteto de Cordas da UCS Orquestra e da Orquestra Acadêmica da Universidade.

Fotos: Bruno Zulian