Programa de Pós-Graduação em Educação consolida parceria com Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/04/2022 | Editado em 18/07/2023
Portal Proincluir reúne um conjunto de recursos disponíveis na web para quem quer investir no potencial que todos têm para conviver, aprender e trabalhar juntos

Em maio, docentes estarão na Suíça para avaliar um portal web criado a partir de modelo brasileiro desenvolvido na UCS

No mês de maio de 2022 as professoras Eliana Rela, Carla Beatris Valentini e Cláudia Alquati Bisol estarão na Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUPSI), na Suíça, a convite dos pesquisadores suíços Michele Mainardi, coordenador pela SUPSI, Elisa Geromini, Lorenzo Sommaruga e Nadia Catenazzi. A visita à universidade Suíça visa a consolidação da parceria através da realização de reuniões de pesquisa, oficinas, visitas a escolas e avaliação do portal web suíço, criado com base no Proincluir.

No contexto brasileiro, o Projeto Incluir foi criado para inspirar escolas e empresas que desejam conviver com as diferenças, compartilhar desafios e encontrar soluções que possibilitem que as oportunidades sejam para todos. A iniciativa reúne um conjunto de recursos disponíveis na web para quem quer investir no potencial que todos têm para conviver, aprender e trabalhar juntos, e pode ser acessado gratuitamente pelo link.

Histórico da Parceria

A parceria entre pesquisadores brasileiros e suíços se iniciou em 2016. Um ano depois, em 2017, um acordo entre a Universidade de Caxias do Sul e a SUPSI foi oficializado, a partir das iniciativas da professora Eliana Rela, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em História (PPGHIS). Nesse mesmo ano, algumas entrevistas vinculadas ao projeto Projeto Tu! Um percurso sobre diversidade, em colaboração com o Centro de Competências para Necessidades Educacionais Escola e Sociedade, da SUPSI, foram cedidas para compor o portal Proincluir, idealizado e desenvolvido pelas professoras pesquisadoras Dra. Carla Beatris Valentini e Dra. Cláudia Alquati Bisol, do PPEdu/UCS.

Em 2018, o professor suíço Dr. Michele Mainardi participou, em cooperação com as mesmas pesquisadoras, de um curso de extensão para formação de professores, na modalidade EaD, denominado: “Educação Inclusiva: Entre Desafios, Práticas e Propostas”, com participantes de diversos estados brasileiros.

Em 2019, a consolidação desta parceria se deu através do projeto de pesquisa InForma – In-Formazione@Inclusione, com apoio financeiro da agência de fomento MOVETIA. No contexto suíço, o  objetivo é criar um portal web, voltado à cultura e à realidade europeia, sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais de natureza informativa, e formativa, como apoio à formação básica e continuada de profissionais do setor socioeducativo e escolar e à formação da opinião pública, baseado na metodologia de desenvolvimento e conteúdos do ProIncluir.

Sobre o ProIncluir

O ProIncluir, inicialmente chamado “Objeto de Aprendizagem Incluir”, foi criado pelas professoras pesquisadoras Dra. Carla Beatris Valentini e Dra. Cláudia Alquati Bisol. A primeira versão foi lançada em 2011. Trata-se de um recurso complementar na formação de professores, gratuito, disponível na web, desenvolvido com base em uma proposta pedagógica construtivista, seguindo padrões computacionais que permitem sua utilização em diferentes contextos educativos, em situações presenciais de aprendizagem ou a distância, em sua totalidade ou parcialmente.