Programa UCS Internacional recepciona grupo de estudantes de intercâmbio

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/08/2024 | Editado em 19/08/2024

Universidade mantém convênios com instituições de 29 países e dispõe de diversas modalidades de ingresso para estrangeiros e brasileiros que desejam estudar no exterior

Corentin Fernand Valère Recuze é um dos quatro estudantes franceses que a UCS recebe neste semestre.

As fronteiras da Universidade de Caxias do Sul se expandem até onde a busca pelo conhecimento é capaz de chegar. O Campus-Sede recebeu, no dia 9 de agosto, um grupo de 22 intercambistas que vão iniciar ou dar continuidade aos seus estudos na Instituição a partir deste semestre. Os estudantes foram recepcionados pela equipe do UCS Internacional, no Bloco L, com atividades de boas-vindas e instruções sobre funcionamento, estrutura e diferenciais da UCS.

O programa UCS Internacional integra as metas estruturantes da Universidade e o seu permanente compromisso de internacionalização. Atualmente, mantém parcerias com instituições de ensino estrangeiras de 29 países, favorecendo a mobilidade acadêmica para alunos, professores e gestores nos níveis de graduação, pós-graduação e pesquisa.

Entre os dispositivos que proporcionam o ingresso de estrangeiros na UCS e instituições parceiras está o CAPES/Brafitec, que oportuniza intercâmbio com universidades francesas para o desenvolvimento de pesquisas na área de engenharias. Através dele o francês Corentin Fernand Valère Recuze chegou à UCS. Estudante de Engenharia Mecânica, mostrou entusiasmo com o Campus e expectativa diante da nova vivência acadêmica: “Quero ampliar o conhecimento, aprender coisas novas e conhecer diferentes culturas. A UCS é muito grande, fui muito bem recebido e as pessoas são maravilhosas”. Quanto ao desafio do idioma, disse já estar superando. “A cada dia aprendo um pouco mais de português, acredito que até o final do semestre vou estar falando e entendendo muito bem”.

O angolano João Ukuma Filipe Batista chegou em Caxias do Sul em março e trabalha no Hospital Geral.

Já para o estudante de Enfermagem João Ukuma Filipe Batista, o idioma é uma vantagem. Natural de Angola, que tem o português como língua oficial, chegou ao Brasil em março. Além de estudar, trabalha no Hospital Geral. Batista fala da alegria de viver essa experiência e da oportunidade de obter e compartilhar conhecimento. “A UCS tem um excelente ambiente de ensino. Tenho ótimos colegas e estou me familiarizando. Quero me desenvolver ainda mais, até mesmo em outras áreas do conhecimento”, destaca. Batista é intercambista por meio do Programa de Estudantes Convênio Graduação (PEC-G), do Governo Federal, com o qual a UCS é parceira há mais de 20 anos. O Programa oferece a estudantes estrangeiros graduação completa e gratuita no Brasil. Há vagas para cursos em todas as áreas do conhecimento, sem custos nem exames de admissão.

Enquanto intercambistas chegam de diversas partes do mundo, outros concluem, pelo menos, a sua primeira experiência acadêmica na UCS. É o caso da uruguaia Esmeralda Sofia Caro Peri, que cursou um semestre de Licenciatura em Química. “Minha experiência no Brasil foi única. Não tenho palavras para descrever a gratidão com a Universidade e com todas as pessoas maravilhosas que conheci”, considera Esmeralda, que também aproveitou a temporada como integrante do Grupo Escoteiro Saint Hilaire, parceiro da UCS, com direito à Promessa Escoteira na despedida. Esmeralda veio ao Brasil por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), que prevê a realização de um ou dois semestres letivos, com aproveitamento parcial ou total dos estudos desenvolvidos.

Para a coordenadora do UCS Internacional, Fabiola Carla Sartori, receber intercambistas colabora ainda mais para a confraternização entre culturas, costumes e nacionalidades. “Esse convívio expande a relação intercultural na comunidade acadêmica”, completa.

Fotos: Bruno Zulian