Projeto de equoterapia foi tema de reunião com Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/06/2022 | Editado em 08/08/2022

Encontrou tratou sobre retomada do convênio entre a Universidade e a Brigada Militar.

Integrantes da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense estiveram na Universidade de Caxias do Sul na sexta-feira, 10 de junho, para uma reunião sobre a retomada do projeto de equoterapia para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), em parceria com a Brigada Militar (BM). A presidente do grupo parlamentar, vereadora Tatiane Frizzo, e os vereadores Alexandre Bortoluz e Marisol Santos foram recepcionados pelo vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna. O vereador Olmir Cadore foi representado pelo assessor Fernando Piccinini.

Durante o encontro, a presidente expôs os motivos do pedido de retomada do projeto, sendo um dos principais argumentos o benefício da terapia com o animal para autistas, em especial para crianças. De acordo com Tatiane Frizzo, a retomada das atividades, no passado de muito êxito para a população caxiense, pode servir de parâmetro para novas possibilidades de atendimento para os autistas. A vereadora também ressaltou que a iniciativa deve auxiliar nas necessidades de pessoas com deficiência.

“Um dos nossos objetivos é trazer demandas da população para o debate público e pensarmos juntos com entidades, iniciativa privada e academia como podemos fazer para auxiliar na resolução dessas dificuldades. A principal pauta da Frente Parlamentar são questões relacionadas aos atendimentos multidisciplinares para os autistas e termos um local especializado para as pessoas com TEA, já que Caxias do Sul não possui um centro de referência. Entendo que a retomada do projeto de equoterapia da UCS, em conjunto com a BM, vai auxiliar muito no desenvolvimento de autistas, assim como outras pessoas com deficiência”, salientou a vereadora.

Conforme o vice-reitor, é possível restabelecer o convênio com a BM. O professor Asdrubal destacou que a Universidade planeja formatar um centro especializado, que possa atender autistas. Ele destacou, ainda, que além das atividades com cavalos, as pessoas com TEA podem ter benefícios com terapia assistida por animais (TAA) de pequeno porte. Segundo o vice-reitor, o projeto pode envolver 15 cursos da instituição de ensino.

“Esse projeto tem apelo comunitário. Ficamos muito contentes de apoiar essa causa. A equoterapia é uma das atividades que podemos desenvolver com os autistas, porém, temos a possibilidade de trabalharmos com 20 tipos de tratamentos para pessoas com TEA. Estamos planejando um espaço integrado para os autistas e para outras pessoas que necessitem desses serviços”, concluiu.

Ao final da reunião, ficou acordado que haverá um novo encontro, no próximo mês. A intenção é que a UCS apresente o planejamento do centro integrado. Segundo a BM, os cavalos que atualmente compõem o quadro da instituição não são aptos para o desenvolvimento das atividades com autistas, devido ao porte dos animais. Os representantes da segurança pública verificarão a possibilidade de remanejo de cavalos para a realização da terapia.

Além das questões relacionadas à retomada do projeto de equoterapia, a Frente Parlamentar apresentou a campanha “TEAbraça”, realizada pela Câmara Municipal, que visa ao incentivo da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O encontro também contou com a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, Leandro do Monte Ribas, da diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Carin Weirich Gallon, do chefe de gabinete da Reitoria, Marcelo Faoro de Abreu, do comandante da Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar, capitão Jorge Mascarin, e do subcomandante do 12º BPM, Major Wagner Carvalho dos Santos.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz, Elisandro Fiuza, Marisol Santos, Olmir Cadore e Tatiane Frizzo.

*Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caxias do Sul. 

Foto: Douglas Barreto