Reitoria recebe acadêmicos do Mestrado Profissional em História realizado em parceria com instituição da Paraíba

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/02/2023 | Editado em 13/07/2023

Relação entre UCS e Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar se estabelece a partir de Projeto de Cooperação entre Instituições. Encontro faz parte da grade curricular do Programa de Pós-Graduação

A reitoria da Universidade de Caxias do Sul recebeu 18 acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UCS e CESAA – Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar – do Estado da Paraíba – na terça-feira, 7 de fevereiro. Recepcionaram a comitiva o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a diretora da Área do Conhecimento de Humanidades, Terciane Ângela Luchese, o coordenador do PPGHIS, Roberto Radünz, e a professora do PPGHIS Eliana Rela.

A participação dos acadêmicos na disciplina Historiografia e Ensino de História, que é oferecida presencialmente no Campus-Sede da UCS, motivou a visita acadêmica. A parceria da Universidade com o CESAA, estabelecida por meio do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), fortalece os vínculos interinstitucionais e marca a presença da universidade gaúcha em outras regiões do Brasil.

Os acadêmicos foram acolhidos em um momento de troca de experiências em relação à construção de conhecimento a partir do PPGHIS da UCS. Após o encontro, os estudantes visitaram o Campus-Sede, incluindo a Biblioteca Central (BICE) e seu setor de obras raras.

Sobre o PCI na UCS

Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI) podem ser nacionais ou internacionais. Por meio deles são implementadas turmas temporárias de mestrado e/ou doutorado acadêmico ou profissional.

No caso do Mestrado Profissional em História da UCS, conforme o PCI, as turmas são conduzidas pela Universidade de Caxias do Sul – instituição promotora com programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nacional – nas dependências do Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar (CESAA) – instituição receptora. Isso quer dizer que as atividades ocorrem na instituição receptora e de forma síncrona, mas, em algum momento, também são realizadas nas instalações do Campus-Sede, em Caxias do Sul.

Fotos: Bruno Zulian