Seminário Internacional discutiu a gestão da Inovação na Educação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/11/2022 | Editado em 09/11/2022

Evento realizado no Bloco J aproximou gestores educacionais da Pedagogia da Inovação; encontro teve ainda apresentação de programa de formação e de Missão Acadêmica à Finlândia 

Na última sexta-feira, dia 4 de novembro, a Universidade de Caxias do Sul foi palco do Seminário Internacional Gestão da Inovação na Educação Básica Brasil-Finlândia. A programação contemplou temáticas de gestão no âmbito do ensino e propôs uma discussão sobre a Pedagogia da Inovação. Além do reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, e da Pró-Reitoria de Graduação, professora Flávia Fernanda Costa, o encontro teve a participação remota do reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, professor Vasa Taatila. 

“Esse encontro busca promover um espaço de reflexões, para compartilhar estudos envolvendo a inovação, sob a perspectiva da gestão. Todos nós, enquanto gestores, somos desafiados a processos de mudanças, sejam advindos das políticas educacionais ou de movimentos que impactam na dinâmica das escolas”, refletiu a pró-reitora Flávia Fernanda Costa, ao dar boas-vindas ao público participante, entre o qual muitos gestores educacionais em escolas da região. 

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, aproveitou para contextualizar o envolvimento da UCS com a Pedagogia da Inovação, detalhando o processo de constituição da Universidade como certificadora da metodologia, além das publicações produzidas no âmbito brasileiro. “Inovar em sala de aula, em metodologias, pode ser considerado inovar para ampliar habilidades da aprendizagem”, ressaltou. Ele pontuou aspectos e desafios da educação para as atuais e futuras gerações, considerando a atratividade do ambiente escolar e dos conteúdos. Por fim, destacou como a Inovação terá um papel significativo nesse contexto. 

O reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Vasa Taatila, destacou o papel dos professores no contexto da educação, explanando sobre o  cenário finlandês. “Mas não é apenas o professor, há todo um sistema que dá suporte à Pedagogia da Inovação”, considerou, pontuando que esse apoio auxilia o professor na resolução de problemas que surgem com os alunos. 

O encontro contou ainda com o painel “Innopeda – Pedagogia da Inovação”, com as professoras da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku Sussana Saari e Juliana Pispa. Ao final, os participantes conheceram o Programa de Formação para a Gestão da Inovação na Educação Básica, além da Missão Acadêmica para Finlândia. 

Fotos: Bruno Zulian