UCS Alumni: reencontro de egressos oportuniza conexão com os projetos de vida

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/09/2023 | Editado em 04/09/2023

Ex-alunos da disciplina de Empreendedorismo Cristão, promovida em parceria com a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, voltaram à UCS no sábado, 2 de setembro, para revisitar professores, colegas e as próprias aspirações de mais de dez anos atrás

Acolhida, emoção, troca e muita conexão entre os ex-colegas da disciplina de Empreendedorismo Cristão e com os próprios valores e propósitos, ao relembrar desejos e prospectivas escritas e guardadas há mais de dez anos, como um projeto da classe. Essas experiências foram oportunizadas pelo reencontro no sábado, dia 2 de setembro, entre as turmas que cursaram a disciplina em 2010 e 2011 e a gestão acadêmica, docentes e demais responsáveis pelo empreendimento, iniciado em 2006 e antes disso inédito, realizado em parceria entre UCS e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE. Até hoje, mais de 1.700 alunos frequentaram a disciplina que nasceu da oferta de fóruns anuais relacionados ao tema implementados ainda em 1998.

O atual ministrante da classe, professor da UCS frei Jaime Bettega, abriu a celebração: “Que bom reservarmos um tempo para o encontro. A esperança nos faz sonhar, mas o cotidiano precisa da nossa gestão. E vocês fizeram essa caminhada”. Rememorando o histórico da disciplina, seu coordenador, Jaime Lorandi, destacou a característica de a classe não dispor de um único docente. “É composta por um conjunto de pessoas especializadas para o compartilhamento da doutrina social cristã também a partir de exemplos pessoais”. Integram esse escopo temas como fé e razão, ciência e religião, ética e liderança, tipos de amores, perdão e práticas restaurativas, família, meio ambiente, visitas técnicas e ações práticas de solidariedade. “Buscamos formar líderes nos empreendimentos familiares, econômicos e sociais”, considera Lorandi. O presidente da ADCE, Alex Tonietto, reiterou a missão da associação, que atua desde 1985, de formar líderes éticos. Nesse caminho, elencou diferentes projetos, a exemplo da disciplina em parceria com a UCS, “Instituição fundamental para o desenvolvimento da Serra Gaúcha e do Estado”.


Prospectiva

Abertura dos envelopes com os projetos de vida dos alunos, guardados com zelo pela equipe da disciplina há mais de dez anos, trouxe à tona sentimentos compartilhados em pequenos grupos. Diante de questionamentos orientados após a leitura das cartas, que motivaram o pensamento sobre conquistas, ensinamentos que impactaram e lembranças mais fortes, os ex-alunos manifestaram gratidão diante dos movimentos, sejam mudanças de rota ou afirmação de escolhas, muitas vezes relacionadas ao balanço de prioridades considerando família e profissão, superação de expectativas, e até tristeza diante do inesperado. Sobressaíram-se a recordação sobre metas a ainda alcançar, a intenção de seguir consonante aos próprios propósitos e a aprovação da experiência de reencontro, com os outros e consigo.

O reitor da Universidade, Gelson Leonardo Rech, reafirmou o compromisso da Instituição com seus alunos e o foco em preparar pessoas para transformar o mundo, através da educação, em um lugar melhor para se viver. “O objetivo e os valores institucionais denotam unidade de propósitos com a ADCE”, equiparou, ilustrada em um relacionamento que considera parte do DNA fundacional da Universidade e de seu ambiente humanista. Ainda, enumerou a conexão da entidade com projetos da UCS, como o espetáculo Natal em Família, manifestando o desejo pela continuidade da parceria.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, bispo diocesano Dom José Gislon, valorizou a realidade e a caminhada dos empreendedores. “Podemos ter grandes sonhos, mas é preciso protagonismo para que sejam realizados, o que consiste em um desafio diante de uma economia globalizada extremamente competitiva”, considerou. Esse empreendedorismo, acrescentou Gislon, está nas cidades mas também no campo, até dentro das famílias, revelado em iniciativas conectadas às perspectivas de mudança para o futuro, visto que “não existe bem-estar social sem progresso”. “Nesse contexto, a importância do empreendedorismo cristão está em priorizar a humildade, o amor e o olhar para os colaboradores, a valorização do ser humano”, concluiu.

Relacionamento com os egressos

De forma simbólica, o presidente da FUCS e o reitor da UCS entregaram bótons do programa aos egressos presentes, entre eles os componentes da mesa. O reencontro permitiu reforçar os laços dos egressos com a UCS, Instituição que acolhe projetos profissionais e de vida, e segue de portas abertas para oferecer ainda mais oportunidades de crescimento aos ex-alunos. Saiba mais sobre o programa de relacionamento com os egressos UCS Alumni. 

Homenagens
Jaime Lorandi, o homenageado Alexandre Vieceli, o presidente da FUCS, Dom José Gislon, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, Alex Tonietto e o frei Jaime Bettega.

A dinâmica também celebrou pessoas importantes para o estabelecimento da disciplina, entre professores e gestores acadêmicos, integrantes da ADCE e empresários colaboradores:

  • Isidoro Zorzi (reitor da UCS à época da implantação)
  • Alexandre Vieceli (à época pró-reitor de Extensão)
  • Euclides Antonio Sirena
  • Humberto Edson Cervelin
  • João Antônio Calcagnotto
  • Mario Guilherme Sebben
  • Suzana Maria De Conto
  • Frei Jaime Bettega
  • Delcio Antônio Agliardi
  • João Ignacio Pires Lucas
  • Maurien Randon Barbosa

Fotos: Bruno Zulian