UCS é apoiadora do espetáculo Faísca D’Água, do Grupo Ueba

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/02/2024 | Editado em 01/03/2024

Peça teatral para todas as idades compartilha mensagem sobre a preservação dos recursos naturais. Circuito com oito apresentações gratuitas se inicia em 2 de março, na Praça Dante Alighieri, e passa pelo Campus-Sede da Universidade no dia 7 de abril

A Universidade de Caxias do Sul é apoiadora do espetáculo Faísca D’Água, peça teatral do Grupo Ueba Produtos Notáveis que dá início às comemorações de seus 20 anos com uma abordagem que explora a relação desafiadora entre a natureza e a humanidade, destacando a água como elemento crucial. O circuito com oito apresentações gratuitas para todas as idades estreia neste sábado, dia 2 de março, às 17h, na Praça Dante Alighieri, e passa pelo Campus-Sede da Universidade no dia 7 de abril, às 16h, no estacionamento em frente ao Restaurante Universitário (confira a programação completa a seguir).

Uma das mais recentes montagens autorais do repertório do Grupo Ueba, lançada em 2022, Faísca D´Água utiliza elementos clássicos do teatro de rua, como pernas de pau, música ao vivo, adereços e bonecos gigantes manipulados pelo elenco. A obra dirigida por Jonas Piccoli valoriza o folclore enquanto bem imaterial do povo, as lendas, os costumes e conhecimentos populares do Brasil, bem como a preservação dos saberes e fazeres da América Latina e da África, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes.

“Dois seres sábios, representando a humanidade e a natureza, se encontram. A natureza decide retirar a água da humanidade devido ao mau uso desse recurso. Agora, a humanidade precisa convencê-la a dar outra chance, compartilhando contos que evidenciam a capacidade de aprendizado e evolução humana por meio do folclore, dos saberes, fazeres, mitos e lendas”, traz a sinopse do projeto viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O espetáculo leva a refletir sobre mitos, lendas e cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade, e visa sensibilizar sobre a importância de conhecer e entender as raízes do povo e alertar para a preservação dos recursos naturais da Terra, especialmente a água.

Programação

(com entrada gratuita e sujeita a alterações em caso de chuva)

02/03 – Praça Dante Alighieri, às 17h
03/03 Parque Getúlio Vargas, às 16h
10/03 Pavilhões da Festa da Uva, às 16h
17/03 – Feira Maesa Cultural, às 16h
07/04 – Estacionamento da Universidade de Caxias do Sul, às 16h
A iniciativa ainda prevê três apresentações em escolas da rede pública municipal próximas ao Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, contemplando alunos das escolas municipais Paulo Freire, Machado de Assis e Arnaldo Ballvê.

Fotos: Acervo Grupo Ueba