UCS e Colégio Sinodal Progresso assinam acordo e Campus Vale do Caí vai abrigar atividades da escola

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/11/2022 | Editado em 07/11/2022

A previsão é que operações do Colégio Sinodal Progresso em São Sebastião do Caí iniciem em março de 2023

“Que, de fato, caminhemos juntos. Somos um pouco sinodais; e vocês também são um pouco Universidade de Caxias do Sul”, proferiu o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, ao se dirigir à direção e à comunidade do Colégio Sinodal Progresso, na última sexta-feira, dia 4 de novembro, no evento que marcou a assinatura do contrato de parceria entre a Universidade e o Colégio, no Campus Universitário Vale do Caí. 

Rech falava sobre o termo “sínodo”, que indica, em termos eclesiásticos, a ideia de seguir juntos, de encontro, de reunião. E faz sentido pensar a parceria assinada como uma ação conjunta. Por meio do acordo, as dependências do campus, nos turnos da manhã e da tarde, serão ocupadas para as classes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da possibilidade de cursos técnicos em alguns horários noturnos, alcançando alunos de São Sebastião do Caí e municípios vizinhos. 

A possibilidade de ensino profissionalizante se dará em áreas como saúde, alimentação, informática, mecânica e química, com abrangência a alunos de São Sebastião do Caí e municípios vizinhos. A previsão é que as atividades do Colégio Sinodal Progresso no local se iniciem em março de 2023.

Lideranças destacaram aproximação entre Instituições de excelência

“A educação é o caminho, a escola é o caminho. Se a escola progride, tudo progride. Estamos aqui para abrir uma nova escola, porque a educação e a escola são os recursos mais preciosos de um lugar, porque elas transformam”, destacou o diretor do Colégio Sinodal Progresso, Lorio José Schrammel, na solenidade de assinatura do contrato. Ele salientou que a nova escola vai atender 12 municípios da região, além de diversas empresas.  

“Iniciar essa parceria traz desafios, avanços e novas perspectivas para ambas as partes”, sinalizou o diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer. Ele reforçou que tão importante quanto esta estrutura é a qualidade do trabalho a ser desenvolvido, como os cursos a serem oferecidos. 

O presidente do Sinepe/RS, Osvaldo Dalpiaz, destacou que a esperança é estimulada toda vez que uma escola surge. Nesse contexto, reforçou a importância de atividades com foco na música, no esporte e na profissionalização. “Parabéns à Universidade de Caxias do Sul que, vendo essa esperança da educação no Vale do Caí, oportuniza o Colégio Sinodal Progresso a instalar suas raízes aqui nesse espaço”, declarou. 

“O desafio da educação era guardar tradições, mas abrindo horizontes. É o que o Sinodal e a UCS fazem. E a parceria consolida essa visão para toda a nossa região”, destacou o diretor do Campus Universitário do Vale do Caí, Alzir Bach. Em seu discurso, ele contextualizou o processo de aproximação entre as duas Instituições, das primeiras negociações até a confirmação do contrato. 

 “Através da educação, nós conseguiremos, verdadeiramente, construir uma nova nação, estado e município”, destacou o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio César Campani.

“Nós, enquanto membros de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior, temos orgulho de, com essa parceria, colaborarmos com o desenvolvido da comunidade do Vale do Caí, a partir de ações que promovam a educação”, afirmou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. Ele aproveitou para lembrar das semelhanças entre a Universidade e a Rede Sinodal, entre elas a natureza comunitária, a excelência no ensino, e valores compartilhados, como ética e senso comunitário. 

“Visamos a uma educação que contribua para a constituição de sujeitos críticos, autônomos e íntegros, que atuam de modo a transformar positivamente a sociedade em que estão inseridos”, ampliou Rech, destacando que esse também é um valor compartilhado. 

“Quero reiterar as palavras, felicitações e cumprimentos, além dos desejos expressos pelos que me antecederam. Quero acrescentar que juntos somos mais fortes, além do nosso desejo de que, quando olhemos para o passado, possamos nos orgulhar desse momento”, destacou o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos. 

Sobre Sinodal

Um dos grupos de ensino mais tradicionais no Brasil, a Rede Sinodal de Educação é composta por 51 instituições, distribuídas por cinco estados, com principal concentração na região sul.

No Vale do Caí, a rede é representada pelo Colégio Sinodal Progresso, cuja história está atrelada ao desenvolvimento da região desde a chegada dos imigrantes alemães, em 1824.

O Colégio Sinodal Progresso é uma instituição de ensino com mais de 140 anos, preparada para acompanhar o desenvolvimento da região, propondo-se a formar, junto com a família, um ser humano completo: o corpo, a mente e o coração.

Fotos: Bruno Zulian