UCS e Governo de Chaco, província da Argentina, assinam acordo de cooperação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/02/2022 | Editado em 25/02/2022
Reitor da UCS e governador do Chaco assinam acordo de Cooperação

Documento contempla áreas como meio ambiente, indústria, empreendedorismo, tecnologia, desenvolvimento local e inovação produtiva

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, e o governador da Província do Chaco, na Argentina, Jorge Milton Capitanich, assinaram na tarde desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, acordo de cooperação para intercâmbio de experiências e promoção do desenvolvimento de projetos de interesse comum. Entre as temáticas contempladas estão meio ambiente, indústria, empreendedorismo, tecnologia, desenvolvimento local, indústria metalmecânica e inovação produtiva.

Comitiva é recebida no gabinete da Reitoria da UCS

A comitiva argentina iniciou a visita a Caxias do Sul ainda pela manhã, com recepção na Reitoria da Universidade. Além do próprio governador, chefe da delegação, a primeira-dama da Província de Chaco, Fernanda Iogna, o ministro local de Produção, Indústria e Emprego, Sebastian Lifton, e o diretor do Centro de Investigação para a Paz da Universidade Tecnológica Nacional – Campus Resistência, Miguel Armando Garrido, foram recebidos pelo reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, e pela assessora de relações internacionais da UCS, Fabíola Sartori.

Gelson Rech, reitor eleito da UCS para o mandato 2022-2026, Juliano Rodrigues Gimenez, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Evaldo A. Kuiava, reitor da UCS, Jorge Milton Capitanich, governador do Chaco, e Rogério da Silva Rodrigues, diretor executivo do MobiCaxias

A visita oficial teve o objetivo de estreitar laços socioculturais, expandindo e  promovendo novas parcerias comerciais e acadêmicas entre as Instituições do Brasil e da Argentina. A Universidade foi o ponto de partida para as demais visitas que ocorreram ao longo do dia. Após o almoço na Galeteria do Lago, o grupo seguiu para a Marcopolo e retornou, ainda no período da tarde, para uma palestra no Salão de Ato do bloco A, sobre “A agenda de integração comum entre Brasil e Argentina: estratégias para o desenvolvimento territorial”.

Capitanich palestrou a lideranças e comunidade acadêmica

Durante o encontro, aberto à comunidade acadêmica, o governador da Província do Chaco, Jorge Milton Capitanich, reforçou a necessidade de uma integração latino-americana em que Brasil e Argentina sejam protagonistas das transformações que envolvem a interligação de modais de transportes. Consciente das dificuldades e dos desafios para a criação de uma agenda conjunta entre os países, ele ressaltou, a importância da indústria metal-mecânica, da indústria aeronáutica e do sistema ferroviário para o processo de integração da região do Mercosul.

O executivo destacou ainda que as decisões em torno dessas temáticas envolvem entes públicos, empresas e Universidades e frisou a importância da união de esforços para a criação de uma agenda comum. “Todos teremos que construir consenso político”, frisou. 

Ao final da palestra, o acordo de cooperação foi assinado e a delegação conheceu a UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno localizada no bloco 71 do Campus-Sede. A agenda comitiva prevê ainda estadia em Caxias do Sul, com passagem pela Festa da Uva para jantar, e embarque à Argentina na manhã de sábado, dia 26 de fevereiro.  

Província do Chaco

Governador do Chaco recebe obra sobre a história da UCS

Situada na região do Chaco argentino, a província do Chaco conta com uma extensão territorial de 99 633 km² e população estimada que ultrapassa 1 milhão de habitantes.  A capital é a cidade de Resistencia, localizada ao sudeste da província.

Atual chefe do executivo da Província, Jorge Milton Capitanich está no terceiro mandato como governador, tendo sido eleito para dois outros mandatos (2007 a 2011; 2011 a 2015). De 2001 a 2007, foi senador nacional e, de 2015 a 2019, foi prefeito da cidade de Resistencia. Atuou ainda como chefe de gabinete ministerial do Governo Argentino em duas gestões. 

É contador público e autor de diversos livros e publicações nas áreas de Economia, Gestão Pública e Política.

Fotos: Bruno Zulian