UCS entrega diagnóstico de resiliência de Caxias do Sul à Prefeitura Municipal

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/07/2024 | Editado em 30/07/2024

Indicadores mapeados pelos pesquisadores do CityLivingLab poderão apoiar na identificação de cenários e no estabelecimento de prioridades para a cidade se preparar, resistir e se recuperar de dificuldades

A Universidade de Caxias do Sul entregou o diagnóstico do projeto Cidades Resilientes à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul nesta segunda-feira, 29 de julho. O mapeamento, que resulta de acordo firmado no mês de maio, reúne indicadores de resiliência da cidade em dimensões que incluem desigualdade, saúde, educação, trabalho, finanças, câmbios climáticos, ecossistemas, uso sustentável de recursos e planejamento urbano. Enfatizando a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável, o objetivo do projeto é preparar as cidades para desastres naturais e mudanças climáticas.

“Acreditamos que com esses dados poderemos fazer nosso plano de trabalho para Caxias do Sul poder se tornar uma cidade resiliente”, pontuou a vice-prefeita Paula Ioris. Para a gestora, a tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul neste ano demanda um olhar diferenciado visando à preparação e prevenção a esses eventos extremos. “São informações a serem compartilhadas com as equipes da gestão municipal para que possamos trabalhar de forma consistente e positiva”, definiu.

O diagnóstico resulta de um trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do CityLivingLab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade. A coordenadora, professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, explica que o projeto teve o desenvolvimento de uma metodologia para a coleta e cruzamento dos dados, com informações oficiais da Administração Municipal a partir da contribuição dos entes públicos e servidores, em uma plataforma digital. “A partir da estrutura pôde-se avaliar o nível de criticidade de cada indicador no sentido de contribuir para apontar por onde começam os movimentos necessários para reforçar a resiliência de Caxias do Sul”, conta a docente, colocando o conhecimento a serviço do município. Além das dimensões clássicas da resiliência baseadas nos modelos validados cientificamente, com aplicação e êxito em vários países, um passo a mais no estudo foi a adoção do padrão europeu na análise.

O relatório foi apresentado pela professora Cíntia Paese Giacomello, integrante do CityLivingLab, a um grupo que incluía os secretários municipais da Habitação, Volmir João Moschen, do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes e da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, entre integrantes da comissão interdisciplinar de Mudanças Climáticas e servidores que integraram a iniciativa. A UCS também estava representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Matheus Parmegiani Jahn, e o professor pesquisador do CityLivingLab Marcelo Benetti Corrêa da Silva.

Fotos: Bruno Zulian