UCS Farroupilha inaugura coworking destinado a profissionais do município

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/05/2022 | Editado em 18/05/2022

Ambiente de trabalho colaborativo Semente Espaço Conectivo passa a integrar o campus e atende as demandas da comunidade

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou o Coworking Semente Espaço Conectivo no Campus Universitário de Farroupilha, nesta segunda-feira, 16 de maio, às 19h. A proposta nasceu de um projeto do Sebrae que foi consolidado com representantes da tríplice Hélice – Academia, Poder Público e Sociedade Civil.

A inauguração representa a concretização de uma parceria que visa ações colaborativas entre as partes, com a finalidade de implantação de um ambiente de inovação e desenvolvimento para o município.

A ideia é que profissionais que precisem de um espaço para atendimento de seus clientes, encontrem neste Coworking as condições adequadas para o desenvolvimento de suas atividades, com profissionalismo e segurança de forma gratuita, por até dois anos.

A Universidade cedeu o espaço a ser utilizado, enquanto que a Prefeitura Municipal ficou responsável pela manutenção de um estagiário e pelo telefone. Já a sociedade civil, através do Integra Farroupilha, grupo composto por profissionais liberais e empresários, providenciou a adequação da sala e composição do mobiliário.

Solenidade

Na cerimônia de inauguração foi realizado o descerramento da placa na presença das autoridades civis e acadêmicas. Para marcar o momento, o presidente do Integra Farroupilha, Marciano Zapalai, relembrou como o projeto iniciou em 2018, com a movimentação de empresários e pessoas da comunidade de forma voluntária. “Esse espaço é para a comunidade de Farroupilha, pensou-se em um ambiente disruptivo para que pessoas possam estabelecer um networking”, comentou.

Já o prefeito municipal de Farroupilha, Fabiano Feltrin, salientou a importância da ciência e da educação para que se possa avançar no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda. “Esse espaço vai criar oportunidades para que os jovens se sintam à vontade para criar”.

Para o reitor da Universidade de Caxias Sul, professor Gelson Leonardo Rech, a inauguração do ambiente é um reflexo de um ecossistema que permite a geração de resultados. “O mundo passa por necessidades, e elas precisam de ideias que as solucionem, isso se chama inovação, à medida que nós respondemos de forma elevada, estamos inovando”, reforçou.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos destacou que esse ambiente simboliza a inovação no modo de produzir e de trabalhar. “Os conhecimentos alimentam a prática do trabalho, na mesma medida em que esse fazer dos negócios e empreendimentos ganha o suporte do universo acadêmico, aqui representado pela UCS”, concluiu.

No encerramento, logo após o corte da fita inaugural, o padre Paulo Gaspareto foi convidado para realizar a benção às novas instalações.

Fotos: Divulgação, UCS Farroupilha