UCS inaugura novas instalações do Instituto de Pesquisas em Saúde nesta segunda-feira (28)

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/03/2022 | Editado em 25/03/2022

Sediado no Bloco S do Campus-Sede, centro de pesquisas atua no desenvolvimento e condução de estudos clínicos voltados para a saúde humana. Presença do diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde é prevista para a solenidade.

A Universidade de Caxias do Sul formaliza, na segunda-feira, 28 de março, às 10h, a entrega das novas instalações do Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS), localizadas na sala 315 do Bloco S, no Campus-Sede.

O centro de pesquisas, que atua no desenvolvimento e condução de estudos clínicos em todos os segmentos e especialidades voltados para saúde humana, agregando ações de ensino, pesquisa e extensão, iniciou suas atividades em 2019 na UCS. Originou-se da junção do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) e do Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM).

A expansão física do ambiente resulta em uma área total de aproximadamente 480m², contando com recepção, consultórios médicos adulto e pediátrico, sala de coleta de material biológico e eletrocardiografia, farmácia clínica, sala de monitoria e sala multifuncional (para realização de atividades de aulas, seminários, reuniões). Os novos espaços integram-se à infraestrutura corrente do Instituto que já incluía laboratório, sala de reuniões, área administrativa, salas de coordenação, de gerenciamento de dados e arquivo de documentos. “O novo espaço permitirá que a maior parte das atividades de pesquisa clínica sejam realizadas dentro do próprio IPS. Isso representa um ganho em produtividade e eficiência, além de mais conforto para os participantes de pesquisa clínica”, contextualiza a diretora do Instituto, Rosa Dea Sperhacke.

A descoberta de novos medicamentos, equipamentos e procedimentos médicos para o tratamento e a prevenção de doenças é crucial para a vida e o bem-estar dos pacientes. “A pesquisa clínica é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos inovadores e cada vez mais personalizados, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Ao caminhar na direção de seu objetivo principal, o de garantir ou devolver a qualidade de vida às pessoas, o IPS impacta de maneira positiva na sociedade”, explica a pesquisadora.

Para a solenidade de inauguração, está prevista a presença do diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico epidemiologista Gerson Fernando Mendes Pereira.