UCS participa de fórum internacional do BRICS, na Rússia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/09/2024 | Editado em 16/09/2024

Viagem vai oportunizar encontros com empresários e visitas a universidades para articulação de acordos bilaterais

Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul está representada em comitiva que viajou à Rússia neste sábado, dia 14 de setembro, para participar do Fórum Internacional Cloud City, realizado pelo BRICS (grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O Fórum é um evento anual que reúne especialistas e pesquisadores para fortalecer as redes de colaboração entre as comunidades acadêmicas e empresariais dos países-membros e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes. A viagem ocorre a convite do BRICS.

O reitor Gelson Leonardo Rech e o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Verruck, levam na bagagem uma apresentação institucional da Universidade e amostras de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Agência de Inovação da UCS – UCSiNOVA. Com esse portfólio, buscam selar acordos de cooperação mútua com o empresariado e a academia russa. Também integram a missão o diretor-geral do Hospital de Caxias do Sul (HG), Sandro Junqueira, que visitará eventos da área médica, representantes de entidades de classe, entre elas o MobiCaxias, pesquisadores e empresários.

O primeiro compromisso oficial, no dia 17, no Centro de Situação do Governo de Moscou, terá o reitor como o porta-voz de apresentação da comitiva brasileira durante uma sessão de cooperação comercial. Na ocasião, Rech também falará do alcance internacional que a UCS conquistou em 57 anos de história, por meio do ensino e da pesquisa. Depois, o reitor assinará acordo de cooperação mútua com a ANPO Moscow Export Center (ANPO MEC) com o objetivo de desenvolver atividades em nível internacional exportando produtos e serviços tecnológicos, e um memorando de entendimento para cooperação institucional, acadêmica e científica com a Academia de Comércio Exterior da Rússia, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Federação Russa. A agenda dos representantes da UCS segue ao longo da semana com visitas a duas universidades russas, com a intenção de selar acordos internacionais, e participação no Fórum Internacional Cloud City, do BRICS.

Você sabia?
– A Universidade de Caxias do Sul mantém atualmente 116 acordos internacionais, com 29 países, que ampliam a inserção e a interlocução acadêmica e levam à difusão do saber e do acesso a oportunidades.
– Com a Rússia, a UCS já manteve acordos bilaterais com Universidade Estatal Técnica de Moscou (1992), a Universidade de Kazan (1993), a Russian State Medical University (2005) e a Universidade Estatal de Pesquisa Nacional de Tomsk, selado em 2016 e em vigor até hoje.

Foto: Claudia Velho