Universidade projeta novas colaborações acadêmicas com pesquisadores húngaros

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/09/2024 | Editado em 16/09/2024

Estrutura de pesquisa em saúde, biologia e medicina veterinária foi apresentada ao professor Domokos Máthé, da Semmelweis University, instituição dedicada às ciências da saúde

Domokos Máthé, ao lado esquerdo do vice-reitor Asdrubal Falavigna, no encontro que reuniu representantes da empresa Ferticerto, professores e gestores acadêmicos

A internacionalização da pesquisa, que repercute em produtivas colaborações, é realidade na Universidade de Caxias do Sul, materializada a partir de trocas com instituições de diversos países. Em visita nesta segunda-feira, 16 de setembro, o pesquisador Domokos Máthé, da Semmelweis University, na Hungria, pôde conhecer a estrutura e a dedicação da UCS em saúde, biologia e medicina veterinária, que se conectam às suas áreas de pesquisa. Os estudos do professor buscam prevenir infecções e doenças a partir de dispositivos médicos que envolvem engenharia, física, química e farmácia. “A busca é, a partir dessa abordagem e integrando de forma significativa novos tipos de materiais desinfetantes, explorar os desafios e oportunidades para a prevenção e cura de doenças que possam ser transmitidas entre animais e humanos”, explicou Máthé, apontando o foco da colaboração projetada. Em recepção no gabinete da Reitoria, o vice-reitor, professor Asdrubal Falavigna, apresentou as conexões internacionais estabelecidas pela Universidade manifestando a disposição institucional em contribuir nas pesquisas húngaras.

 A Semmelweis University tem mais de 250 anos de atuação em educação e pesquisa nas Ciências da Saúde. Integrante do Departamento de Biofísica e Biologia da Radiação da Faculdade de Medicina, Máthé atua com expertise em radiologia, neurologia, ensaios clínicos, pesquisas relacionadas ao câncer, biologia celular e cronobiologia.

A visita à UCS ocorreu a partir da interlocução estabelecida com a empresa Ferticerto Soluções Orgânicas, representada no encontro, que já colabora com a Universidade e outras instituições da Hungria em pesquisas sobre agricultura orgânica. A comitiva que recepcionou o grupo contou com a presença de professores e gestores acadêmicos.

Fotos: Bruno Zulian