UCS: retorno presencial possibilita reencontros no ambiente universitário

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/03/2022 | Editado em 08/03/2022
Retorno presencial reuniu alunos novamente nas salas de aulas da UCS

Com o início da pandemia, atividades curriculares passaram a ser ofertadas no modo virtual; a partir deste semestre, aulas voltam à modalidade presencial

Há menos vagas para estacionar no campus; é preciso cuidar para não pegar o ônibus atrasado a fim de chegar em tempo à aula; e, embora os alunos não sejam barrados na entrada da sala, não se aconselha assistir às aulas de pijama. O retorno presencial das aulas deu nova cara para a Universidade e modificou o jeito, até então reduzido às possibilidades on-line, de viver a experiência universitária.

Nos dois últimos anos, por causa da pandemia de Covid-19, as aulas foram ofertadas no modo presencial digital. É verdade que as atividades práticas em semestres anteriores já ocorriam, mas agora a história é outra. Com os indicadores por Coronavírus diminuindo (méritos para os cientistas que desenvolveram vacinas em tempo recorde), as aulas presenciais voltaram, seguindo todos os protocolos de biossegurança, claro!

E como fazia falta o encontro presencial, não é mesmo?! O contato com os professores, as trocas com os colegas, a energia dos campi, com a movimentação de pessoas que desejam aprender e empreender nos seus projetos de vida.

Rafaela Rubini Toazza no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade

Retorno para postar no feed

Com o retorno, está liberado postar foto no Instagram dos momentos de aula – ou aqueles que antecedem um passo marcante da formação acadêmica. A estudante do curso de Psicologia Rafaela Rubini Toazza chegou a um período importante da sua formação: o estágio, com atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada da UCS – SEPA. Não deixou passar batido e fez foto no espelho do local utilizando jaleco, pouco antes do primeiro atendimento. O momento, eternizado por muitos estudantes da Psicologia, nesse retorno se tornou mais especial.

“Todas as experiências são válidas para a formação acadêmica, a incluir o modelo on-line, mas, para mim, o ensino presencial constitui um campo que, literalmente, torna-se um presente para quem o sente e o sabe aproveitar”, destacou.

De acordo com a futura psicóloga, esse presente representa uma mistura de sensações, emoções e pensamentos. “É maravilhoso voltar ao campus com uma certa normalidade e extremamente nostálgico, não apenas sobre todos os outros anos e vivências presenciais, mas, também, sobre o período em isolamento social. É um momento de redescoberta pessoal e de sentir a energia que só o presencial na UCS tem”, ressaltou.

As aulas presenciais na UCS só são possíveis porque a pandemia tem perdido força e os números, antes bastante expressivos, têm mostrado redução. “Sinto segurança pela clarificação das normas, pelos números de vacinados e pelas campanhas existentes. Entretanto, a preocupação sempre existe por aqueles que negam a realidade pandêmica que ainda vivemos”, comenta Rafaela.

Encontro da turma do curso de Nutrição

Aprendizagem presencial

Aprender é um ato de troca com outra pessoa. Isso, inclusive, em ambientes virtuais, na medida em que esse intercâmbio se dá pela mediação gerada pelo texto, pelo vídeo ou fóruns de discussão. A presencialidade, porém, possibilita muitas outras trocas, porque coloca entre as pessoas um ingrediente bastante importante para aprender: o afeto. Na UCS, esse afeto encontra espaços únicos e preparados aos estudantes.

“Viver o campus proporciona o desenvolvimento de muitas aprendizagens”, pontua a pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Flávia Fernanda Costa. Ela destaca, a partir das vivências nos ambientes dos campi, aprendizagens no âmbito do relacionamento, da socialização das ideias e de experiências ligadas à autonomia acadêmica.

A pró-reitora acrescenta que o retorno à vida acadêmica presencial também oportuniza a conexão afetiva, emocional, que se estabelece entre os docentes, os acadêmicos e seus pares. “A volta à Universidade se traduziu em uma alegria muito grande, recebi relatos emocionados do reencontro. A expectativa de conhecer alunos e professores e o vínculo que é criado têm sido marcados por muita emoção. E as marcas dessa vivência se estenderão para além da trajetória formativa, à formação humana”, destacou.